sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Procurador Ricardo Machado assume PGJ e defende independência do Ministério Público


Por Jackson Perigoso
O vice-Governador enalteceu o trabalho realizado pela procuradora de Justiça Socorro França.
Foto: Crisanto Teixeira
“O Ministério Público deve trabalhar e se afirmar de maneira independente, mas cooperativo na defesa e no cuidado do interesse público. Corporativo não. Cooperativo sim. Parceiro no objetivo comum de contribuir para a distribuição de harmonia e paz social”. A observação é do novo procurador Geral de Justiça do Estado do Ceará (PGJ), Alfredo Ricardo de Holanda Cavalcante Machado, no seu discurso por ocasião de sua posse, realizada, na noite de ontem (04), na Hotel Gran Marquise. Ele substitui no cargo a procuradora Maria do Perpétuo Socorro França Pinto, que encerrou seu quinto mandato à frente do Ministério Público estadual.

O procurador Geral de Justiça Ricardo Machado frisou ser necessário cuidar de modo “vigilante e permanente da democracia brasileira”, pois compete ao Ministério Público – mais que qualquer outra instituição – “instar a clava forte da Justiça contra as iniquidades da corrupção, essa chaga aberta no seio da sociedade, que faz minar a esperança inserta nos corações dos homens e mulheres honestos”. O MP - ressaltou – seguirá a firme disposição de proteger a sociedade contra todas as formas de degeneração social.
Outro objetivo destacado pelo procurador Geral de Justiça, Ricardo Machado, em seu discurso, é o de pretender perseguir a plena autonomia financeira do Ministério Público, “como determinam as constituições Federal e Estadual, um dos fatores determinantes da nossa independência funcional, que se efetiva no dia-a-dia, com a defesa dos valores constitucionais”.
A missão de bem gerir o MP estadual, segundo ele,  não é tarefa para um ou para poucos, por isso conclamou a todos para que, juntos, “em concerto afinado, prosseguirmos realizando a relevantíssima missão de bem servir à sociedade”. O novo Procurador Geral de Justiça finalizou seu discurso fazendo agradecimentos a todos que contribuíram no seu caminhar, em especial ao seu pai (em memória), Alfredo de Almeida Machado, e a sua mãe, a professora Terezinha do Menino Jesus de Holanda Machado.
A procuradora de Justiça Socorro França, ao saudar o novo procurador Geral de Justiça, Ricardo Machado, citou Santo Agostinho: “procura como se fosse encontrar, sabendo que não encontrarás nunca se não procurares sempre”, observando que tal lição deve ser praticada sempre, “de forma obstinada em relação à justiça, à pacificação social e à luta contra as desigualdades”. Ela disse estar certa de que o “Ministério Público do Estado do Ceará escolheu um homem impávido, digno e probo, que possui como qualidades destacáveis a gentileza e a fidalguia para conduzir nosso imenso rebanho”.
O vice-Governador do Estado, Domingos Filho, enalteceu o trabalho realizado pela procuradora de Justiça Socorro França à frente do Ministério Público, sobretudo, nas cinco vezes que dirigiu a PGJ, que serve como modelo a ser perseguido por todos, não somente por aqueles que fazem o MP estadual. Também se pronunciou na solenidade de posse o presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), o promotor de Justiça Francisco Rinaldo Janja.
A solenidade de posse – muito prestigiada e que reuniu mais de 600 pessoas – contou com a presença de várias autoridades, dentre as quais o vice-Governador do Estado, Domingos Filho, que representou o Governador do Ceará; o desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva, representando o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará; o deputado Roberto Cláudio, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará; a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins; o procurador Geral do Estado, Fernando Antônio Costa de Oliveira; a ouvidora Geral do MP, procuradora Marylene Barbosa Nobre; o corregedor Geral de Justiça, Marcos Tibério; o senador José Pimentel; o ex-governador do Estado Adauto Bezerra; o deputado federal Mauro Benevides; o vereador Walter Cavalcante, representando o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, e o presidente da Ordem dos Advogado do Brasil (OAB/Ceara), Valdetário Monteiro.

Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

0 Comentários: