quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Seja benvindo: Placa causa polêmica na cidade de Quixadá

Seja benvindo à Quixadá, ou, Seja bem-vindo à Quixadá?
Uma placa fixada logo no inicio da zona urbana da cidade de Quixadá, no Sertão Central cearense, está causando impacto e debates entre as pessoas que circulam pela CE-060, sentido Choró a Quixadá. Elas perceberam que há uma palavra escrita de forma diferente, ou melhor, incomum no dia a dia. Tudo indica que o informativo é do governo do Estado.
O leitor Eugênio Santos Rodrigues, 32 anos, representante comercial, questiona a palavra e garante que anda em vários municípios e tem certeza que não está correta, “parece que estamos em um país espanhol”, enviou pelo canal fale conosco. Outros leitores também estranharam a exposição.

A reportagem do portal Revista Central foi ao local indicado e conferiu detalhes. Para saber da opinião dos transeuntes que estavam passando no momento, questionou se a palavra estava correta ou não, Jeferson Fernandes, 18 anos, estudante do 3° ano, garante que de fato está errada. Seu amigo Mauricio Felix, 23 anos, com Ensino Médio completo, seguiu o mesmo raciocínio do parceiro.
O prof. Pasquale Cipro Neto examina que: "Bem-vindo a São Paulo", "Seja bem-vindo a Guaratinguetá". Quando se chega a uma cidade, comum vermos placas desse tipo. Mas há também aquelas que, em vez de "bem-vindo", trazem "benvindo". Perguntamo-nos então se uma forma vale pela outra, se é indiferente usar uma e outra.
Os dicionários brasileiros dão "bem-vindo" com hífen quando o sentido é o de saudação. No entanto indicam que existe também a forma "Benvindo" (com "n" e sem hífen) como nome de pessoa: "Benvindo" para homens e "Benvinda" para mulheres.
A grafia do adjetivo com que se faz a saudação pede hífen. Há um detalhe, porém. OVocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, registra duas grafias para a saudação: "bem-vindo" e "benvindo". Como o vocabulário tem força de lei, concluímos que essa grafia também é possível.
O professor Rafael Viera, "ao entrar em uma cidade e não estiver escrito "bem-vindo", cuidado, algo de diferente pode acontecer".
A coluna Dicas de Português do portal G1, assinado pelo professor Sérgio Nogueira, diz:
A saudação é Bem-Vindo (=bem recebido): “Seja bem-vindo.”
“Ele será bem-vindo a esta cidade.”
Benvindo é nome próprio de pessoa:
“Ele se chama Benvindo.”


Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

0 Comentários: