domingo, 16 de outubro de 2011

Humorista Skolástica concente entrevista a nossa reportagem


Por Fernando Ivo
Antônio Fernandes faz a personagem Skolástica durante suas apresentações artistas.
"O segredo do humor é como as charges dos jornais que são feitas encima do fato, então eu me baseio no cotidiano para fazer piada. Eu faço piada com tudo do nosso cotidiano como a internet que todo mundo tem no celular, a questão dos buracos em Fortaleza, por exemplo."
Em evento realizado na cidade de Quixeramobim, no Sertão Central cearense, foi homenageado o comediante Antônio Fernandes. Ele falou de sua carreira, amigos e principalmente da sua personagem Skolástica a nossa reportagem. Neste evento, Quixeramobim testemunhou a primeira apresentação do ator sem maquiagem, contando piadas de cara limpa.

Confira a entrevista completa de um dos maiores humoristas do Brasil e filho de Quixeramobim.
RC / O Sertão é Notícia - Quando foi que você percebeu que tinha o dom para o humor?
Antônio Fernandes- Na verdade o lance do humor, quando eu era pequeno percebi que toda a minha família era engraçada. Então não foi bem uma coisa de descobrir uma época ou um momento, pois as minhas irmãs, irmãos, sobrinhos eram todos engraçados. Lembro bem de amigos dos meus pais que contavam histórias engraçadas. Este dom às vezes existe naturalmente nas pessoas, mas precisa canalizar para que a pessoa invista em cima deste dom.
RC / O Sertão é Notícia - Antônio Fernandes é só o humorista ou tem outras profissões?
Antônio Fernandes- Já trabalhei com muitas coisas com desenho, desenhando móveis e roupas, trabalhei como cabeleireiro em Quixeramobim, hoje estou terminando um curso de web designer que é a criação de sites. O quer posso afirmar é que tive que assumir o lance do humor profissional quando ganhei o primeiro Festival do Humor em 1992 em Fortaleza, onde ganhei por unanimidade após três apresentações. A partir deste momento a própria mídia começou a colocar o meu trabalho em evidência, onde se tornou algo crescente, onde hoje estou com 30 anos de profissão, e acho que estou vivendo os melhores momentos dessa trajetória.
RC / O Sertão é Notícia - Você se lembra do primeiro show?
Antônio Fernandes- Foi em um aniversário onde um amigo meu arranjou uma roupa, eu inventei de fazer uma brincadeira e o pessoal riu tanto que a sindica mandou parar a festa porque estava atrapalhando o resto do prédio de dormir, esse foi como brincadeira. O outro foi através do pessoal de querer criar um personagem, e arranjaram as roupas, maquiagens... Mas somente fui assumir como profissional após o festival de 1992.
RC / O Sertão é Notícia - A diferença de Antônio Fernandes para os outros humoristas é que você cria as piadas, esse é o seu segredo?
Antônio Fernandes - Eu acho que o segredo do humor é como as charges dos jornais que feita encima do fato, então me baseio no cotidiano para fazer piada. Faço piada com tudo do nosso cotidiano como a internet que todo mundo tem no celular, a questão dos buracos em Fortaleza, inclusive já fui chamado atenção por essa piada e disse que não tinha culpa, pois estava passando na rua e o buraco me chamou e disse: Ei amiga arranja uma vaga aí no asfalto que aqui ‘tá’ lotado. Então, pra você ser um artista em qualquer área tem que se preocupar em inovar, em criar, em refazer. As pessoas às vezes pensam que não precisam mudar o show porque os turistas sempre se renovam, mas nem sempre eles são diferentes, pois em uma das casas de show em Fortaleza onde me apresento, além de turistas, tem o outro público que sempre está presente, e quer ver coisa nova, piadas diferentes.
RC / O Sertão é Notícia - A sua infância em Quixeramobim serve como laboratório para a criação de seus textos?
Antônio Fernandes- Quando você descobre o seu lado humorístico, a sua vida toda se torna uma piada, você tem que buscar nas mínimas coisas uma forma engraçada de contar a seu público. Não seria interessante as pessoas me apresentarem como o humorista que saiu daqui e ficou famoso lá fora usando o nome de Quixeramobim, vim aqui falar de coisas serias.
RC / O Sertão é Notícia - Após essa apresentação aqui em Quixeramobim com o Antônio Fernandes de cara limpa, pode ter sido um novo começo em sua carreira tirando um pouco a personagem Skolástica?
Antônio Fernandes- Sempre sonhei com uma oportunidade desta de realizar um trabalho de cara limpa, e pra mim se sentir a vontade nada melhor do que fazer isso aqui na terra onde nasci, na companhia das pessoas que me conhecem desde o tempo que eu morava aqui, com as minhas professoras, com o pessoal que ‘estão neste colégio que muitos são filhos dos meus amigos, isso foi muito bom, pois se tornou um passo a mais do que eu sonho para o meu trabalho. Essa é a vertente do mais novo tipo de humor que surgiu que é o stand-up que são as pessoas que não se vestem de personagens mais contam causos e conseguem ser engraçados, acho que a partir de agora já posso realizar um show de cara limpa. Pra mim foi uma confirmação do que Deus tinha guardado pra mim, e a partir de agora vou investir neste tipo de apresentação com o meu lado de artista stand-up.
Fernando Ivo
Correspondente em Quixeramobim
Jackson Perigoso

Edição
O Sertão é Noticia faz parte da rede do portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade.


Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

0 Comentários: