sábado, 15 de outubro de 2011

População do distrito de Caiçarinha em Choró reclama do abandono do posto de saúde

Por Jhonatas Oliveira


A vice-prefeita foi procurada para comentar a reportagem, mas não quis se manifestar sobre o assunto.
Péssimas condições de funcionamento do posto de saúde Joaquim Martins Filho que está localizado no Distrito de Caiçarinha, há aproximadamente 32 km da sede do município de Choró, no Sertão Central cearens,e preocupa a população que procura por atendimento, o posto encontra-se com sua estrutura física completamente comprometida. A reportagem do portal Revista Centralesteve na comunidade e viu de perto o abandono daquela unidade de saúde. Paredes rachadas, estrutura física deteriorada, uma parte do muro caiu, equipamento inexistente, sistema hidráulico e sanitário também não funciona, consultório odontológico e médico totalmente fora de qualquer condição mínima para um atendimento básico. Pias totalmente tomadas por fezes de morcego isso nos consultórios como mostram as fotos.

Em entrevista o portal Revista Central o membro do Conselho Municipal de Saúde do município, Manoel Ventura Silva, 44 anos, residente na comunidade, falou de sua indignação, “Tenho me sentido bastante decepcionado, um posto em péssimo estado de conservação um atendimento não tem como ser feito o médico não se sente a vontade é um verdadeiro abandono. Desde 2009 uma reforma nesse posto não é feito a comunidade é quem está sofrendo, já estive conversando com o prefeito e ele disse não dispor de verba no momento para a reforma do nosso posto”. Na oportunidade Manoel falou de um projeto para a construção de um novo posto que foi destinado para o distrito de Caiçarinha. “Em 2008 o município recebeu uma verba oriundo do Ministério da Saúde no valor de R$ 150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais) para a construção de um posto de saúde na sede do distrito de Caiçarinha não sabemos por que e obedecendo as quais critérios e interesses a atual administração mudou o local da construção para a localidade de feijão. Mesmo assim nós queremos é que seja reformado o nosso posto com urgência, por que se não, ele vai desabar encima das pessoas a qualquer momento”, enfatizou.
A agricultora, Maria José Ferreira Ribeiro, 51 anos, diz que há muito tempo já não procura atendimento na sede do distrito, “O posto do jeito que está não tem condições, ele pode cair a qualquer hora, o médico vem mais falta material, eu mesmo estou indo procurar atendimento médico na cidade de Capistrano eu meu filho e meu esposo, por que na Caiçarinha da forma que o posto se encontra é impossível.”
A reportagem também conversou com a auxiliar de serviço, Celene Felix Carvalho, 48 anos, que há 23 anos trabalha no posto de saúde, ela relata que é lamentável o abandono do equipamento público, “Como vocês podem ver a situação do posto é precária não era pra está acontecendo atendimento aqui à gente limpa e ao mesmo tempo fica tudo sujo de fezes de morcegos, a gente pede às autoridades que vejam com bons olhos essa realidade que o povo de Caiçarinha vive”.
Procurada pela reportagem do portal Revista Central à vice-prefeita que é da comunidade, Maria do Carmo Silva do Nascimento preferiu não se pronunciar sobre o assunto, porém indicou que procurássemos o secretário de saúde Bianor Bernardino Silva. Já o secretário de saúde no primeiro momento não se manifestou, preferiu aguardar o posicionamento do prefeito. Já o prefeito José Antônio Rodrigues Mendes, indagado sobre o assunto, falou que a administração tem interesse de reformar o posto, porém deixou bem claro que não poderia dar um prazo para a reforma, mais que até o fim do ano o problema estaria resolvido.
Em seguida o secretário de saúde Bianor Bernardino Silva, explicou que dependia de liberações de recursos do ministério da saúde e que se essa verba não fosse conseguida a administração faria a reforma com recursos próprios do município.
Jonathas Oliveira
Correspondente em Choró
(88) 9418-0369/ 9454-0003/ 8845-6239 
O Blog Jonathas Oliveira News faz parte da rede do portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade



Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

0 Comentários: