sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Ibicuitinga realiza I Fórum de Políticas Públicas Para a Infância e Adolescência

O município de Ibicuitinga, Sertão Central do estado deu um novo salto para a conquista de mais um Selo UNICEF ao realizar na quarta-feira(29) o I Fórum de Políticas Públicas para a Infância e Adolescência para melhor conhecer a realidade social e as políticas públicas voltadas para infância e adolescência do município.

O encontro, ocorreu durante todo o dia na sede da Ação Social, sob a coordenação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Governo Municipal, e reuniu lideranças comunitárias, representantes do poder público e de jovens adolescentes com o objetivo de discutirem as ações que estão sendo implementadas no município, que concorre à aprovação do Selo, edição 2009/2012.

O fórum definiu estratégias para promover o fortalecimento da participação social nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas para Crianças e Adolescentes no município.

Na abertura do evento todos participaram de uma dinâmica onde opinaram sobre os direitos e deveres das Crianças e Adolescente. Na opinião do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ibicuitinga CMDCA, José Ronialisson, è necessário a consciência da importância das crianças para a construção da sociedade e que somos nós quem fazemos parte do processo da construção de direitos na busca de conhecimentos para serem aplicados na sociedade.

O município foi contemplado com o prêmio do Selo UNICEF no ano de 2004 e mais uma vez está na disputa. Para o prefeito Deca a maior importância do prêmio estar em saber que hoje o município garante uma melhor qualidade de vida para os jovens. Mas para que os bons resultados aconteçam é necessário o empenho de toda a sociedade.

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e tem por objetivo contribuir com os municípios para que eles sejam, cada vez mais, um lugar melhor para Crianças e Adolescentes viverem.

De acordo com a articuladora municipal do programa selo Unicef município Aprovado, Edilene Aguiar, o encontro abriu um espaço de encontro e diálogo participativo no município. "A partir daí, a comunidade analisou a situação do público formado por crianças e adolescentes, além de monitorar o impacto dos projetos, programas e políticas sociais voltados para jovens de até 17 anos", explica Edilene.

Os grupos de trabalho foram divididos em um total de dez que debateram sobres os temas e apresentaram as suas propostas de ações para a conquista das metas necessárias para a conquista eo cumprimento dos direitos e deveres das Crianças e Adolescentes.

0 Comentários: