Compre Agora

sexta-feira, 26 de março de 2010

Sistema de Monitoramento constata raios em três municípios do Sertão Central


O sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas da Coelce registrou pelo menos queda de raios em pelo menos 16 municípios do Ceará. Na região do Sertão Central foram registrados nos municípios de Choró, Itapiúna e Ocara. Somente em Itapiúna foram constatados três.
Os demais municípios foram: Beberibe, Barreira, Canindé, Itapipoca, Maranguape, Mulungu, Redenção, Aracoiaba, Aratuba, Fortaleza, Pindoretama, Trairi e Aquiraz.
Ainda de acordo com o monitoramento, as maiores probabilidades de tempestade são nos municípios de Beberibe, Itaiçaba, Morada Nova, Ocara, Palhano, Russas e Aracati.
Segundo técnicos da área de Normas e Procedimentos da Coelce, o barulho forte dos trovões que se ouviu em Fortaleza não necessariamente quer dizer que todas as descargas foram na Capital. Elas são ouvidas a quilômetros e muitas podem ter ocorrerido em municípios próximos.
Quando o intervalo entre o trovão e a descarga é de três segundos, significa que o raio aconteceu em uma distância de um quilômetro.
Funceme
Segundo o último boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu em 53 municípios nas últimas horas.
As maiores precipitações foram registradas em Viçosa do Ceará, com 80,6 milímetros. Também choveu forte no município de Granja. Lá, foram 60 milímetros. Jijoca de Jericoacoara teve a terceira precipitação mais forte, de 47 milímetros. Na Capital, as chuvas não passaram de 10 milímetros.
Previsão
A previsão da Funceme para as próximas 24 horas é de céu nublado na faixa litorânea, adjacências e serra da Ibiapaba, e parcialmente nublado nas demais regiões do Estado. Há previsão de chuva isolada em todo o Ceará.
A maior quantidade de nuvens é observada nos litorais de Fortaleza, Pecém, adjacências e serra do Maciço de Baturité.
Cuidados dentro de casa durante tempestade
Evitar banhar-se durante a ocorrência de tempestades;
- Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
- Evitar contato com objetos com estrutura metálica como fogão, canos etc, sobre tudo se a residência se encontra em campo aberto;
- Evitar ligar equipamentos elétricos para a proteção do próprio aparelho;
- Desconectar das tomadas aparelhos eletrônicos;
- Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.
Cuidados fora de casa durante tempestade
Evitar contato com objetos metálicos como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
- Evitar estar perto de tratores, máquinas agrícolas, motocicletas, carroças;
- Evitar estar perto de locais como campos abertos, pastos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes, locais elevados.
Com informações do site Jangadeiro Online com adaptações. 

Mande a sua sugestão, elogio e critica para contatos@revistacentral.com.br

Nenhum comentário:

::: NOSSOS VÍDEOS

Loading...