terça-feira, 16 de março de 2010

AMUSC e Instituto Vidas Parceiras celebram convênio com municípios do Sertão Central


O município de Choró sediou neste dia 12/03/2010, o terceiro encontro entre os municípios da região Sertão Central, com o objetivo de celebrar convênio entre a AMUSC e os quatro municípios, Choró, Ibaretama, Banabuiú e Ibicuitinga com Instituto Vidas Parceiras para discutir a elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social. O referido plano compõe o rol de procedimentos necessários à habilitação dos municípios à execução de políticas públicas para habitação, além da  criação do Conselho e do Fundo Municipal, que irão gerir juntamente com o poder público os recursos destinados aos projetos de moradia: o município precisa se organizar para não ficar de fora de tão importante projeto para a população.
Estiveram presentes o Prefeito Municipal do Choró, José Antonio Rodrigues Mendes, o Presidente da AMUSC e Prefeito de Madalena, Wilson Pinho, o Prefeito de Ibaretama, Edson Moraes, o Prefeito de Ibicuitinga, José Edmilson Gomes, o Secretário de Gabinete de Banabuiú, Altamiro Sales, a Secretária da AMUSC, Valdênia Nascimento, o Secretário Executivo do Instituto Vidas Parceiras, Dumitru Purcaru, a Secretária das Cidades do Estado do Ceará, Elania Andrade, Secretários Municipais, Vereadores, representantes da sociedade civil e a equipe de reportagem da Revista Central.
O anfitrião e prefeito do Choró conhecido popularmente por “Dé”, em sua fala de acolhida, “é com muita alegria que eu acolho a todos em tão relevante tema de importância para os municípios, com esse plano acontecerá à integração para atender ao povo mais carente para que a população mais pobre tenha dignidade em possuir uma moradia”.
Wilson Pinho, Presidente da AMUSC, parabenizou o prefeito Dê e suas realizações, relatou sobre os problemas atribuídos a crise que atingiu em cheio as prefeituras, pediu empenho para que todos possam trabalhar e planejar as ações em conjunto para atingir os objetivos estabelecidos.
Valdênia Nascimento, Secretária da AMUSC, agradeceu ao prefeito “Dê” pela acolhida e a todos os parceiros envolvidos nesse convênio, afirmou que, “esse ano não passa, 2010 é o ano limite para promover esse planejamento habitacional e qualificou de extrema importância o engajamento das equipes municipais nesse processo. A partir do dia 23 os contatos com cada município serão intensificados” concluiu.
Edson Morais, prefeito de Ibaretama, cumprimentou a todos, falou das dificuldades das cidades pequenas em buscar recursos, principalmente para o setor habitacional.
Dumitru Purcaru, Secretário Executivo do Instituto Vidas Parceiras, parabenizou a AMUSC pela iniciativa e especialmente pelo projeto de planejar as ações habitacionais, a metodologia nas cidades vai consistir na contratação de uma empresa para capacitar e coletar dados sócios econômicos e deverão ser feitas reuniões com as comunidades de cada cidade onde terão um prazo final para conclusão do plano que será em julho de 2010, pediu que ao final da reunião os prefeitos indicassem os representantes para acompanhar a elaboração dos planos.
Elania Andrade, Secretária das Cidades do Ceará, falou que o plano de habitação tem um tempo hábil que vai até o final do ano para estar pronto, pois quem não aprontar até 2011 corre o risco de não receber recursos para esses projetos, comentou também sobre a regularização das empresas que vão participar dos editais de licitação que devem estar de acordo com as exigências governamentais e burocráticas. Parabenizou a AMUSC pela preocupação e a presença dos prefeitos em discutir um plano para soluções habitacionais em seus municípios.
Esse plano tem projeção para 20 anos e envolve toda uma discussão também do plano diretor das cidades, a importância do plano em longo prazo é para que o Governo Federal possa alocar recursos de acordo com as necessidades de crescimento das cidades.
Ao final do encontro os prefeitos assinaram o convênio e logo após a reunião um almoço foi servido para os presentes.
Fabio de Oliveira e Antonio Filho
Revista Central de Quixadá
Leia também

Ibaretama sediou encontro para elaboração do Plano de Habitação de Interesse Social

0 Comentários: