quarta-feira, 10 de março de 2010

Falta de sutiã de Carla Bruni provoca discussão: estilo ou gafe?

Na última semana,Carla Bruni foi a um jantar oficial com seu marido, o presidente francês Nicolas Sarkozy. O encontro era promovido pelo presidente russo, Dmitri Medvedev. Carla estava estonteante. Mas um detalhe chamou atenção: não usava sutiã, o que ficou evidente com seu vestido azul petróleo justo. Pois até este dia 8, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, o assunto rende comentários. 

Para o Daily Mail, o detalhe não ofuscou o modelo correto da franco-italiana. “Ela estava elegante, com os cabelos presos e pulseiras combinando. Seu andar era seguro, como seus saltos Christian Louboutin”, escreveu a publicação. Segundo o jornal, "ela inspirou inveja em todas as mulheres, e seu vestido Roland Mouret mostrava a silhueta de seu corpo magro”. Já Sarah Vine, do Times inglês, defendeu que, atualmente, não usar sutiã deixa a mulher vulnerável. “Quando os seios é que são o assunto, acredito naquele velho ditado: em cada lugar uma coisa, cada coisa em seu lugar”. 

Para sexóloga, Bruni apelou para a sensualidade

A professora de etiqueta Ligia Marques considerou uma gafe. “A partir do momento em que ela está representando um país, tem que ter outra postura”, explica. "Está numa função social. Se ela fosse apenas a modelo e cantora, seria diferente. Mas é primeira-dama, deve usar roupas que sejam condizentes com seu cargo”, diz. Para ela, no entanto, a falta do sutiã poderia ser tolerável, se ela não fosse mulher de quem é. “Em mulheres que têm peitos pequenos, por exemplo, que vão a um festa informal, é diferente". 

A sexóloga Walkiria Fernandes falou sobre banalização. “De 100% de repressão sexual, passamos a uma banalização do sexo. Atualmente, o sexo é usado como apelo em várias situações, como a venda de produtos ou a promoção pessoal. A pessoa pode se expor pela sensualidade ou pelo apelo sexual. No caso da Carla Bruni, a opção foi pelo apelo, já que quem sai de casa sem sutiã para ir a um evento público quer provocar algo. Seria diferente se ela tivesse usado um modelo meia-taça, por exemplo. Ficaria sensual e não renderia tantos comentários”, acredita.

No mundo da moda, mais tolerância
E no mundo da moda? O stylist Rogério S. viu a foto e “achou supertranquilo”. “Para mim, não há o menor problema.”  Mas ele diz que existem truques que poderiam ter sido utilizados. “Quando não queremos que os seios marquem, podemos recorrer ao sutiã adesivo”, ensina. O sytlist e consultor de moda Sylvain Justum também não vê gravidade.  “Isso pode acontecer com qualquer mulher, inclusive com a primeira-dama. A roupa é discreta, o que ameniza o problema. E um sutiã ali ia marcar, perdendo pontos no quesito elegância. Escorregadela perdoável.” A atriz Cris Couto concorda. “ É extremamente chique perto dos nossos peitinhos da TV aberta.  Só faltou um sutiãzinho para não marcar... ela é discreta até para pagar peitinho, eu diria”, defende. 

Para a escritora Nina Lemos, de “A ditadura e a moda”, Carla Bruni cumpriu o seu papel. “Nem gosto dela, mas o fato é que ela é um símbolo sexual, então é uma primeira-dama símbolo sexual. Além disso, é moderno não usar sutiã. E até superfeminista. Aposto que se o presidente deixasse aparecer a cueca, a polêmica seria menor”, diz. O cronista Xico Sá engrossa o coro. “Bruni pode tudo. Sarkozy não casou com uma candidata a primeira-dama, casou com a Carla Bruni, que continua sendo a Carla Bruni. E ele fica orgulhoso com isso, creio. Ou deveria ficar!”, defende. 

Outras famosas também já passaram pela situação
Polêmicas à parte, a tal queima de sutiãs nunca existiu. O que aconteceu foi uma cerimônia, em 68, em que as mulheres reclamaram do uso de roupas opressoras, incluindo os sutiãs. Logo o boato da fogueira se espalhou e entrou como fato para a história. A primeira-dama não é a única a integrar o time de famosas que foram criticadas por causa de seus "faróis acesos".

Kate Moss, Adriana Lima e Victoria Beckman  já foram alvos de comentários maldosos. Mas é certo que os “faróis” são sensuais.  Para isso, foram criados os Nipple Enhancers (potencializadores de bico). Usados sob a roupa, fazem com que a mulher esteja como os seios sempre marcando. E se sentindo bem sensual e cheia de confiança, segundo os fabricantes ! 

com informações da GNT 

0 Comentários: