sábado, 13 de março de 2010

Cavaleiros de Ibaretama participam hoje da V Cavalgada de São José

Quixadá. Pelo menos 300 cavaleiros e amazonas de Quixadá e cidades vizinhas deverão participar, hoje, da V Cavalgada de São José. A tradicional marcha marca o início das festividades em homenagem ao Padroeiro do Ceará na comunidade de Custódio, situada a 23km do Centro deste município. Em montaria, os participantes acompanham o toque do berrante pela estrada do Junco até a igrejinha da vila rural. Ali, no fim da tarde, recebem a bênção do santo protetor dos sertanejos.


O cortejo tem início previsto para as 15 horas, após almoço na escola do Junco. Mas o movimento na cidade começa cedo, a partir das 8h, com concentração e inscrição na Praça José Linhares da Páscoa, em frente à Igreja Matriz de Quixadá. No início da cavalgada, a montaria deverá percorrer as principais ruas da cidade, resgatando um pouco da origem histórica do "Curral das Pedras", como estas terras já foram conhecidas, explicam os organizadores.

Segundo um dos coordenadores da Cavalgada de São José, Osmundo Costa, o evento tem por objetivo a preservação da tradição regional, exaltando a religiosidade do povo sertanejo. "Também está se tornando em mais uma atração turística de Quixadá. É também um momento de confraternização e fé", diz.

Um dos idealizadores do evento, Pedro Wilson, não esconde o orgulho e a felicidade pelo resgate e fortalecimento do hábito, esquecido e desprezado por muitos. Hoje, é raro de se ver até vaqueiros tangendo o gado. Este ano são esperadas caravanas de Quixeramobim, Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga e Itapiúna.


Diário do Nordeste
Alex Pimentel

Colaborador

0 Comentários: