terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Vereadores de Ibaretama aprovam projeto de ajuda ao Banco Comunitário Serra Azul

Faça o seu comentário! Clique e conte essa a seus amigos no orkut, twitter, etc

Simbolo_Banco_serrazulNa sessão da ultima semana na Câmara Municipal de Ibaretama (29/01), apesar do festival de acusações que mais uma vez ditou o ritmo dos trabalhos da Câmara de Ibaretama, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei que autoriza o Chefe do Poder Executivo a celebrar convênio com a associação gestora do Banco Comunitário Serra Azul. O Projeto de Lei Nº. 001/2010 foi aprovado por unanimidade pelos 9(nove) vereadores, durante a votação que foi dada em primeira e segunda votação, nenhum dos vereadores usou a palavra para debater o projeto que é de suma importância para o desenvolvimento do Município. O projeto agora segue para sanção do Prefeito Municipal Sr. Francisco Edson de Moraes, logo após sansão da Lei os membros da associação gestora do Banco Serra Azul e o Prefeito Municipal tratarão sobre a assinatura do convênio e os valores a serem repassados para manter o banco que é gestado atualmente pela Associação Serrazul que tem foro e sede na cidade de Ibaretama.
Fique por Dentro
O Banco Comunitário Serra Azul em Ibaretama faz parte da Rede de Bancos Comunitários do Ceará, com moeda própria o banco funciona nos moldes do Instituto Palmas com sede em Fortaleza.
O projeto de ampliação de dez bancos foi implantado pelo Governo do Estado em Maio de 2008 entre eles o Serra Azul em Ibaretama. Desde sua implantação que o Banco Serra Azul passa por uma prova de fogo para manter as portas abertas. Devido à pequena quantidade de recursos da associação gestora que é sem fins lucrativos alguns dos serviços ainda são precários, no entanto, a atual diretoria da associação gestora tem estado nas rodas de negociações com autoridades tentando sensibilizar para a importância de uma economia solidária forte e atuante presente dentro do município.
O Banco atualmente tem três funcionários, um caixa, uma analista e um gerente de crédito, ambos, ligados diretamente a associação gestora Serrazul e remunerados em regime de bolsa.
A moeda circulante é o IBARÉ, que a partir de agora terá uma maior circulação dentro do município. Segundo o Presidente da associação gestora Sr. Getúlio Freitas a meta é ampliar os serviços para todo o município, apesar das dificuldades o Ibaré está presente em todos os distritos (Sede, Piranjí, Nova-Vida e Oiticica) com estabelecimentos credenciados para receberem o Ibaré e darem descontos aos clientes que estão hoje presentes em 75% das comunidades de Ibaretama.
Para a Analista de Crédito do Banco Serra Azul Rita de Souza, o maior problema ainda encontrado é que a população não confia na moeda circulante Ibaré, coisa que deve mudar a partir de agora, pois a entidade vai iniciar um trabalho de conscientização para população. Além da moeda própria o banco concede empréstimos através de um fundo de crédito criado pelo Governo do Estado para ajudar aos pequenos comerciantes, produtores e clientes da cidade, a linha de crédito varia de R$ 50 (cinqüenta) a R$ 5.000,00 (cinco mil reais), sendo que a aprovação é analisada por um Conselho de Aprovação de Crédito Local que é montado e acompanhado pela própria comunidade.

0 Comentários: