domingo, 3 de julho de 2011

Preso, Moraisinho afirma que tem medo de morrer


“Não é querendo ser santo, mas estão colocando muita coisa em cima de mim”.
Apontado pelo Ministério Público Estadual como um dos mentores do esquema de fraudes em licitações em prefeituras cearenses recentemente descoberto, o empresário Raimundo Morais Filho, o Moraisinho, diz ter medo de morrer. A reportagem descobriu onde ele está preso há 45 dias, em local que a Polícia e o Ministério Público mantêm sob sigilo por questões de segurança, e na noite da última quarta-feira conversou com ele, com exclusividade, sob as vistas de um delegado especializado.
A reportagem opta por não identificar o local onde Moraisinho se encontra recolhido, a pedido dele próprio, já que diz ter sido ameaçado de morte. O empresário afirma que vem tomando remédio controlado para tentar diminuir a tensão.

Em conversa de cerca de meia hora, o empresário admitiu sua parcela de participação em alguns casos, mas alegou que não agia sozinho e que não é o culpado em todos as denúncias feitas contra ele. “Se todo problema em licitações de prefeituras no Ceará for atribuído a mim, vai ser um absurdo. Todo dia é um mandado de prisão preventiva em cima de mim, como se tivesse feito tudo. Assim como eu, existem mil ‘Moraisinhos’ no Ceará”, desabafou.
Moraisinho diz ser dono apenas de uma empresa -a Falcon Construtora e Serviços Ltda -, dentre as apontadas pelo Ministério Público como participantes do esquema fraudulento. Quanto às outras empresas consideradas “laranjas” pelos promotores que participam da investigação, ele diz que “ter uma empresa no Brasil é difícil, imagine ter mais de uma”.
O empresário ressaltou, ainda, que não se conforma com a maneira como estão expondo o seu nome. “Não é querendo ser santo, mas estão colocando muita coisa em cima de mim”, reforça Moraisinho, acrescentando que outras pessoas também estão envolvidas no caso.
“Existe prefeito preto e prefeito branco, mas burro não existe mais não”, disse Moraisinho durante a conversa, referindo-se à defesa de alguns prefeitos investigados, que alegaram ter sido “ludibriados” pelo empresário.
Para o futuro, o empresário e estudante de Direito de 39 anos, que disse ter “envelhecido 10 anos no último ano”, pretende sair da prisão e reconstruir a sua vida. “O que eu posso fazer agora é me defender na Justiça”.
Entrevista
Demonstrando-se receoso em muitos momentos, Moraisinho não aceitou ser fotografado e só admitiu gravar uma entrevista com a presença do seu advogado de defesa, Paulo Quezado. O empresário, inclusive afirmou ter interesse em concedê-la, alegando que desde o início do caso não tem tido oportunidade de se defender na imprensa. “Estão querendo fazer de mim um monstro, o que eu não sou”, destacou. A reportagem fez contato com o advogado, ainda na quinta-feira, e ele disse que precisava falar pessoalmente com seu cliente, no dia seguinte (ontem).
A equipe voltou a fazer contato para tentar viabilizar a entrevista com o empresário. Apesar da presença da repórter no local onde ele está preso, de 15h até 20h30min de sexta-feira,01, conforme tinha sido acertado, a ausência do advogado tornou a entrevista impossível.

Frases
“Todo dia é um mandado de prisão preventiva em cima de mim, como se tivesse feito tudo. Assim como eu, existem mil ‘Moraisinhos’ no Ceará”.

“Estão querendo fazer de mim um monstro, o que eu não sou”.

“Não é querendo ser santo, mas estão colocando muita coisa em cima de mim”.

“Existe prefeito preto e prefeito branco, mas burro não existe mais não”.
Raimundo Morais Filho, empresário.
Com informações do O Povo Online.


Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

1 Comentários:

Janiele Camurça disse...

parabens pelo blog e pela iniciativa de esclarecer e informar os ibaretamenses acerca dos assuntos politicos e dentre outros. As vezes quando leio o seu blog eu faço uma parelelo com um personagem da atual novela das oitos( leia-se das nove).
E o personagem de um jornalista que também através de um blog denucia fraudes dos "colarinhos". O seu trabalho realmente vem sendo um diferencial em Ibaretama.