sábado, 2 de julho de 2011

Morre o ex-presidente Itamar Franco


O ex-presidente estava com 81 anos e morreu de leucemia
O ex-presidente da República Itamar Franco, morreu na manhã deste sábado aos 81 anos. Itamar Franco estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, que fica em São Paulo. 
Ele estava na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em estado grave com leucemia linfocítica aguda. Segundo o hospital, o tratamento quimioterápico contra a doença surtiu efeito, mas, posteriormente, o senador contraiu uma pneumonia, o que agravou seu caso. 

Nesta sexta-feira, um boletim médico divulgado pelo hospital dizia que o estado de saúde de Itamar era grave e que o senador respirava com ajuda de aparelhos.
Trajetória
O engenheiro Itamar Augusto Cautiero Franco assumiu a Presidência da República em 2 de outubro de 1992, logo depois do impeachmeant de Fernando Collor de Mello. Ele permaneceu no cargo por mais de dois anos.
O ex-presidente nasceu no dia 28 de junho de 1930 à bordo de um navio. Ele foi registrado em Salvador, na Bahia, mas sua família residia em Minas Gerais.
Depois de governar o Estado de Minas, Itamar foi senador por 16 anos, prefeito de Juiz de Fora e embaixador do Brasil na OEA (Organização dos Estados Americanos), em Portugal e na Itália.
Na Presidência, foi responsável pela implantação do Plano Real, que estabilizou a moeda e moderou a inflação. Nesta época, Fernando Henrique Cardoso era o ministro da Fazenda e ajudou Itamar na tarefa.
Itamar tentou concorrer nas eleições presidenciais de 2002 e 2006, mas perdeu a indicação do partido novamente para outros candidatos. Em 2009, ele anunciou a sua filiação ao PPS e, no ano seguinte, disputa as eleições para o Senado.


Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

0 Comentários: