terça-feira, 19 de julho de 2011

Professores do IFCE Quixadá aprovam 11 projetos de pesquisa

Professores do campus de Quixadá do Instituto Federal do Ceará (IFCE) tiveram 11 projetos de iniciação científica aprovados nos editais de 2011 lançados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação. O resultado completo está disponível no endereço eletrônico www.ifce.edu.br.


No edital nº 002/2011, referente ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), com financiamento pelo IFCE e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foram contemplados os seguintes projetos e docentes:


- DidaTICE: ferramenta de concepção e produção de conteúdos didáticos digitais para Educação à Distância via Web (professora Cristiane Borges Braga / inclui uma bolsa).



- Hidrogéis nanocompósitos superabsorventes para aplicações na agricultura (profa. Flávia de Miranda Leão Leite Costa / inclui uma bolsa).



- Estudo químico e farmacológico de plantas medicinais do sertão central do Ceará (prof. João Carlos da Costa Assunção).



- Análise qualitativa da comunidade fitoplanctônica e grau de trofia do açude do Cedro, Quixadá/CE (profa. Mayhara Martins Cordeiro Barbosa).



- Análise química de BTXs e pesticidas dissolvidos e sedimentados na vazante do açude do Cedro e ensaio de remoção por adsorção usando sílica orgânica (prof. Cícero Pessoa de Moura).



- Estudo do estado trófico dos reservatórios da bacia hidrográfica do Banabuiú, mediante a determinação de indicadores de qualidade de água (profa. Irla Vanessa Andrade de Souza Ribeiro).



- Um estudo sobre canais de comercialização para a agricultura familiar no arranjo produtivo local da ovinocaprinocultura do sertão central nos municípios de Quixadá e Quixeramobim (profa. Ana Carênina de Albuquerque Ximenes).



Já o edital nº 003/2011, relacionado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr.), contemplou um projeto de professor do IFCE Quixadá, que resultará na concessão de duas bolsas:



- Elaboração de interfaces gráficas computacionais como ferramenta de apoio didático em ensaios de laboratório de materiais de construção (prof. Ivo Almino Gondim).



Por último, o edital nº 04/2011, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBICT), financiado pelo IFCE e pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), contemplou três projetos, cuja listagem, incluindo os docentes responsáveis e a quantidade de bolsas concedidas; segue abaixo:



- Desenvolvimento de processos biotecnológicos para obtenção de moléculas de interesse comercial (prof. João Carlos da Costa Assunção / inclui duas bolsas).



- Preparação e caracterização de filmes com propriedades cicatrizantes a partir de biopolímeros / plantas medicinais (profa. Ana Angélica Mathias Macedo / inclui duas bolsas).



- Uso do efluente de lagoa de estabilização para o cultivo da mamona (Ricinus communis L) (profa. Irla Vanessa Andrade de Sousa Ribeiro / inclui duas bolsas).


Mais informações: 
IFCE Campus de Quixadá – Estrada do Açude Cedro, km 05 – Cedro Novo Quixadá/CE 

Telefone: (88) 3412.0111




Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

0 Comentários: