quinta-feira, 1 de abril de 2010

Fiéis celebram Semana Santa

Encenação da morte e ressurreição de Jesus Cristo ganha destaque em Canindé e no Sertão Central

Canindé. Para manter uma tradição milenar, a Igreja Católica no Município realizou, na Avenida Francisco Cordeiro Campos, sob a coordenação de frei João Amilton dos Santos, a Procissão do Encontro que reuniu fiéis de vários pontos do Ceará. As imagens de Bom Jesus dos Passos e de Nossa Senhora das Dores saíram da igreja que leva o nome da santa e seguiram pela Via Sacra do Monte, onde, na 4ª estação, em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a imagem de Nossa Senhora se aproximou de Bom Jesus dos Passos, caracterizando a presença da mãe junto ao filho, na caminhada para o calvário. Em seguida, em cada estação acontecia a proclamação do Evangelho e a reflexão, prosseguindo com a Via Sacra até a Igreja de Cristo Rei, no Alto do Monte.

Ontem, a Igreja realizou a celebração penitencial para os jovens, na Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes, e para os homens, na Quadra da Casa Paroquial. Hoje, quinta-feira santa, a celebração da ceia do senhor e a tradicional missa dos lavas pés será na Gruta de Nossa Senhora de Lurdes e no Mosteiro do Santíssimo Sacramento. Hoje, acontece ainda adoração ao santíssimo sacramento na Basílica de São Francisco, das 19 às 22 horas. A programação da Semana Santa prossegue na sexta-feira com a Paixão de Cristo, na Via - Sacra da Avenida Francisco Cordeiro Campos e celebração na Basílica e Mosteiro das Clarissas.

Após o ato religioso da Paixão de Cristo na Basílica, haverá procissão com a imagem do Senhor morto pelas ruas Gervásio Martins, Joaquim Magalhães, Travessa Monsenhor Zezinho, Tabelião Facundo, Mozart Pinto, chegando até a Igreja de Nossa Senhora das Dores.

Vigília

No sábado, a vigília pascal será no Mosteiro das Clarissas e na Basílica de São Francisco das Chagas. Encerrando as atividades religiosas da Semana Santa o Domingo de Páscoa. Às 17h30, acontecerá a procissão com a imagem do Cristo Ressuscitado, pelas ruas João Pinto Damasceno, Posto Canindé, Joaquim Magalhães, Gervásio Martins, Praça da Basílica, Aristides Rabelo e Praça da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes, onde acontecerá a celebração presidida pelo frei João Amilton.

Em Canindé, por conta do feriado, o prefeito Cláudio Pessoa decretou ponto facultativo, ficando resguardados do decreto as secretarias de Saúde, Guarda Municipal, Ação Social, Grupo de Socorro de Urgência, Conselho Tutelar e S.O.S Criança. Os bancos param suas atividades hoje e só retornam na segunda-feira. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto fica de plantão 24 horas. No Sertão Central, nas comunidades, nos bairros, nas escolas e nas ruas, a passagem bíblica mais dolorosa para os cristãos será revivida a partir de hoje. Até o Domingo de Páscoa o espetáculo da Paixão de Cristo será apresentado por centenas de artistas, a maioria, amadores. Assim como o milagre da multiplicação, a encenação religiosa está se espalhando por toda a região. Até mesmo nas pequenas cidades, como Ibicuitinga, a morte e ressurreição do Filho de Deus é lembrada.

Em Quixadá, a passagem foi representada nas escolas. A tradicional exibição nas ruas do Bairro São João e no Distrito de Dom Maurício foram canceladas. Por isso, quem estiver disposto a relembrar o martírio de Jesus Cristo deverá seguir para Quixeramobim. Lá, a Secretaria Municipal de Cultura promove a "Paixão de Cristo no Coração do Ceará". A apresentação será realizada hoje e sexta. Terá como cenário a passagem molhada da Via Paisagística. A primeira cena está programada para as 20 horas, com o sermão, a morte de José e o batismo de Jesus.

Parceria

Quem também promove o espetáculo cênico é a Fundação Santa Terezinha, em Senador Pompeu. Por meio de parceria com o Ponto de Cultura Estação das Artes, amanhã, as cenas da samaritana do poço, o sermão da montanha, a ceia, o horto, a prisão, o aniversário de Herodes, o arrependimento de Judas, o calvário e a ressurreição serão encenados pela cidade. A apresentação está prevista para as 16h30, com um cortejo pelas ruas. As cenas se repetem na comunidade de Engenheiro José Lopes, na zona rural.

Ibaretama 

No sábado, a Comunidade de Bastiões realiza a malhação de Judas. A tradição é celebrada há mais de 30 anos na pequena vila do Distrito de Pirangi, na zona rural de Ibaretama. Dessa vez foi contemplada pelo edital da Secretaria de Cultura do Estado. A festa tem início previsto para as 20 horas. Na manhã da Páscoa, haverá roda de conversa abordando a preservação dos costumes populares. A proposta foi idealizada pela Assum Preto Produções e Cauã Produções.

Matéria extraída do Diário do Nordeste

0 Comentários: