terça-feira, 20 de abril de 2010

Mulheres de Ibaretama fazem exame de graça para prevenir câncer do colo do útero

Mulheres da zona rural de várias regiões do Brasil estão fazendo exames de graça para prevenir o câncer do colo do útero. No Ceará, o programa já atendeu alguns municípios.

Confira o Vídeo do Globo Rural


Uma rotina dividida entre o trabalho no campo e as obrigações de casa. A agricultora Maria do Socorro Moraes quase sempre não tem tempo para mais nada. “Lavo roupa, fico em casa, olho os bichos, olho a criança e faço o almoço. Há muitas coisas para fazer”, falou.
Mas ela deixou tudo para traz para fazer outra obrigação: cuidar da saúde. E se juntou às outras agricultoras do município onde mora, em Ibaretama, a 130 quilômetros de Fortaleza. Depois de fazer um cadastro, elas assistem a uma palestra sobre higiene, saúde e prevenção.
Os olhos e ouvidos estavam atentos para uma lição que a maioria dessas trabalhadoras nunca teve. “A gente não sabe e fica aprendendo. A gente mora no interior e não vê essas coisas. Fica difícil”, disse a agricultora Maria de Fátima dos Santos.
O serviço não fica só na teoria. Depois de receber as informações, as agricultoras foram encaminhadas para o posto de saúde para fazer o exame de prevenção do câncer do útero.
O mutirão foi uma oportunidade para mulheres como dona Maria Freire da Silva, de 40 anos e com sete filhos. Ela nunca fez um exame de prevenção.
O programa, batizado de Útero é Vida, é realizado pelo Senar, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, em parceria com municípios. O mutirão, que já esteve em três municípios do Ceará, pretende atender as produtoras rurais de todo o país.
“Há a necessidade de fazer isso na mulher do campo que é, de certa forma, discriminada nas prioridades que são estabelecidas inclusive na área de saúde”, explicou José Torres de Mello, presidente do Conselho Administrativo do Senar.
Em um dia foram examinadas mais de 150 agricultoras de Ibaretama. Depois do exame, as mulheres ainda fizeram aula de ginástica e deram uma passadinha no salão de beleza para mudar o visual. Foi um dia diferente para quem está acostumada ao trabalho duro no campo.
O resultado dos exames sai em 20 dias. Caso a doença seja detectada, a paciente é encaminhada para as secretarias de saúde. O programa está sendo realizado em vários estados ao mesmo tempo.

Globo Vídeos

0 Comentários: