quinta-feira, 22 de abril de 2010

Parecer Técnico “Falso” gera polêmica em Ibaretama



É “falso”. O parecer técnico divulgado pela equipe do hospital municipal de Ibaretama HOMACQ foi contestado pela oposição na Câmara Municipal de Ibaretama na sessão da ultima sexta-feira, a vereadora Elíria Maria e Carlos Augusto, chamaram a atenção no plenário do legislativo para dizer que o conteúdo publicado pela Revista Central em matéria do dia 06 de março de 2010 era falso, no plenário o vereador Carlos Augusto pede a atenção dos repórteres da revista para que investiguem o que houve com a informação repassada a revista e publicada com o título Hospital de Ibaretama recebe parecer Excelente do CREMEC, a Revista Central recebeu uma cópia do suposto parecer técnico falso das mãos de um funcionário da Secretaria de Saúde que estava fazendo uma distribuição maciça na cidade, logo após receber o material ainda ficou em posse da nossa redação por alguns dias até sua publicação no dia 05 de março no Ibaretamanet.com um blog local da cidade e dia 06 na Revista Central. 
O parecer distribuído pela equipe da secretaria de Saúde e Hospital Municipal também foi lido por vereadores da base de apoio do Prefeito Na Câmara Municipal de Ibaretama. O Conselheiro do CREMEC Dr. José Málbio Oliveira Rolim enviou ofício de Nº 1876/2010 ao Presidente da Câmara informando da ilegalidade do parecer que circulava na cidade cuja cópia havia chegado ao conhecimento do Conselho. 
O Hospital foi vistoriado pelo Dr. José Málbio dia 25 de fevereiro a pedido da Promotoria de Justiça de Ibaretama, o parecer “falso” tem data de 26 de fevereiro, portanto, um dia depois da vistoria.
REPERCUSSÃO
A repercussão do parecer em Ibaretama não foi agradável devido ao enxoval de denuncias feita sobre a saúde na Câmara Municipal, sem contar da crescente reclamação da população a respeito dos serviços de saúde em Ibaretama, enquanto a população reclamava da falta de atendimento médico regular no hospital o mesmo divulgava na cidade o parecer “falso” para calar a oposição, já a população não se convenceu do parecer, a Revista Central ouviu vários usuários do serviço de saúde de Ibaretama, não diferente do restante do País, Ibaretama também sofre com a carência de um atendimento médico de qualidade, a reclamação é muito grande do ponto de vista de atendimento, segundo a população faltam médicos para atender, prejudicando os serviços que ora deveriam ser oferecidos na cidade.
PARECER ORIGINAL
A Revista Central recebeu o relatório original do CREMEC assinado pelo Dr. José Málbio, Conselheiro da instituição federal que tem sua sede na Capital Fortaleza. Não é um parecer e sim um Relatório Técnico da visita feita no hospital e nos postos do PSF em Ibaretama. Os relatórios foram encaminhados a Promotoria de Justiça de Ibaretama, Secretaria de Saúde de Ibaretama, Conselho Municipal da Saúde de Ibaretama, NUAP e Promotoria de Justiça e Defesa da Saúde Publica no dia 23 de março de 2010. 
Segundo os relatórios originais a saúde de Ibaretama também não apresenta grandes problemas, nos relatórios o conselheiro apenas faz uma descrição física das unidades encaminhando apenas alguns itens como Registro do Hospital no Conselho Regional de Médica e a aquisição de desfibrilador, o restante dos problemas detectados são de ordem gerencial e administrativa relacionado a outros municípios que não estão cumprindo o que foi pactuado. Quanto a isso o conselheiro pede que o município acione o Ministério público.
DA DENÚNCIA
Nossa equipe procurou a vereadora Elíria Queiroz para falar das denúncias feitas no plenário da Câmara Municipal dando conta de que o Parecer Técnico seria falso, “comecei a suspeitar quando vi que o nome do médico estava na parte de cima do parecer de uma forma e em baixo de outra” a vereadora iniciou uma investigação e foi até ao CREMEC quando descobriu da falsificação. 
“a pessoa que faz uma coisa dessa, de falsificar um documento federal merece ser exonerada” disse a vereadora para a revista. 
Os vereadores da base aliada do Prefeito disseram que tudo tem que ser apurado com cuidado para não causar maiores alardes.
CREMEC
A Revista Central entrou em contato por telefone Celular com o Dr. José Málbio, Málbio confirma que o parecer que circulou em Ibaretama era realmente falso, segundo o conselheiro não é procedimento do CREMEC divulgar relatórios dias depois da supervisão e nem divulga em meios públicos sem antes encaminhar relatórios para os interessados. “Eles deviam ter feito um documento de observação dizendo que tinham me acompanhado e que durante a visita ao ver do observador o hospital estava excelente e não usar o meu nome... Você é uma pessoa inteligente (se dirigindo ao repórter) você acha que eu tenho condições de fazer um relatório desses em um dia?” disse Dr. Málbio que ainda declarou estar indignado com tamanho desrespeito com um órgão federal. 
O médico informou ainda que o número do seu CRM também foi divulgado errado que não é aquele que consta no parecer “falso”. Disse que a assessoria jurídica do CREMEC está avaliando que posição o órgão deve tomar com relação a este fato e acrescentou que vai tomar as providências cabíveis.
HOSPITAL
Procuramos a direção do Hospital de Ibaretama, o diretor informou que o hospital recebeu um e-mail com o Parecer “falso”, informou ainda que os funcionários da direção fizeram cópias e iniciaram a distribuição. “Eu me sinto lesado tanto quando o CREMEC, pois recebemos a informação  por e-mail” disse o diretor e completa “Eu não teria coragem de praticar tal ato”. 
Nossa equipe teve a cesso ao e-mail que foi direcionado para o endereço eletrônico do hospital de Ibaretama, o e-mail foi recebido no sábado dia 27 de fevereiro à tarde e partiu do seguinte endereço malbiocremec@hotmail.com.
Antes do fechamento dessa matéria tentamos contato novamente com o conselheiro Dr. Málbio para saber se este endereço eletrônico seria seu e-mail pessoal. Os dois celulares estavam no correio de voz. 
Karpegeanne Vieira
Correspondente em Ibaretama

0 Comentários: