quarta-feira, 7 de abril de 2010

Núncio ver de perto uma Igreja dividida


O núncio apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisser, chegou à tarde de ontem, 6, à cidade de Quixadá, Sertão Central do Ceará. O mesmo teve a oportunidade de ver com os seus próprios olhos uma igreja dividida pelos seus próprios fies. De um lado um grupo que prega a paz e a harmonia entre os membros da Igreja Apostólica Romana, de outro lado, manifestantes exibiram faixas pedindo a saída da maior autoridade do clero de Quixadá, dom Ângelo Pignoli.
Um grupo de aproximadamente 50 manifestantes, todos dos bairros Putiú e Campo Novo, zona periférica da cidade, exibiram faixas e cartazes com as frases: “fora dom Ângelo” e uma até desrespeitosa como “leve dom Ângelo de Quixadá, pois, não queremos aqui”.Francisco Gilson, 30 anos, morador do Putiú, estava segurando uma bandeira com a frase mencionada, ele fez questão de dizer que estava ali por que reconhece as bondades de dom Adélio no município, “dom Adélio é um homem que ajuda os pobres, é por isso que peço que ele seja novamente o nosso bispo”. Quem também exibia uma faixa era o senhor Humberto Xavier da Silva, 68 anos, morador do Campo Novo, ele estava noIgreja_nuncio_chegada2Igreja_nuncio_chegada4movimento por achar que a saída de dom Adélio pode aumentar o desemprego e a fome, “ele sempre ajudou os pobres do meu bairro, dom Adélio foi perseguido por dom Ângelo, ele não merecia tanto sofrimento” o aposentado disse também que dom Adélio foi o anjo que o papa João Paulo colocou em Quixadá.
Enquanto um grupo se rebela contra a maior autoridade da diocese da cidade, outro grupo de pessoas aparentemente com poder aquisitivo mais alto, prega a paz e a harmonia dentro da igreja. A aposentada Francisca Domingas da Silva, 82 anos, moradora do bairro São João, disse que atos contra um bispo é um pecado que um cristão católico não poderia cometer, “venho rezando para que nosso senhor Jesus dê sabedoria aos nossos bispos para que eles conduzam a igreja atraindo cada dia mais fies”, a aposentada acredita que mesmo com toda essa desarmonia a igreja não perdeu fies. Maria das Dores, 29 anos, moradora do bairro Centro, vem rezando para que a paz reine dentro das famílias católicas, “tem que acabar com essas ridículas manifestações, isso só gera ódio e desunião, os bisposIgreja_nuncio_chegada5não estão em guerra, apenas o há de concreto é uma forma diferente de conduzir o patrimônio da Diocese, e isso é natural” opinou a religiosa. Na mesma linha de raciocino estava à senhora Antonieta Duarte, 52 anos, ela em poucas palavras disse que torce para que tudo isso acabe de vez, “espero que acabe com isso, o que deve ser visto na igreja entre os fies é o amor e o respeito, essa é a manifestação que tem que prevalecer” destacou.
O que chamou a atenção foi à ausência dos lideres do movimento “fora dom Ângelo, Fica Dom Adélio”. Tentamos saber quem estava liderando os manifestantes naquele local, fizeram questão de dizer que eram eles mesmos. Tentamos falarIgreja_nuncio_chegada6com os autores das últimas manifestações, mas não localizamos.
Algumas pessoas que se encontravam as margens da Igreja Catedral ficaram indignadas com as atitudes dos manifestantes, como por exemplo, o senhor João Andrade, 53 anos, morador do bairro Alto São Francisco, “esse povo não sabem nem o que estão fazendo aqui, são laranjas de políticos, sem dúvida receberam alguma coisa para fazer essa baderneira, pergunte a eles qual é o papel de um núncio, não tenho dúvida que não sabem responder” desafiou.
A reportagem da Revista Central esteve presente no evento até aproximadamente 40 minutos desde do inicio da missa e pode constatar neste intervalo de tempo que os dois bispos não se cumprimentaram, ou mesmo sentaram próximo um do outro. O bispo emérito dom Adélio Tomasin chegou 15 minutos mais cedo e foi diretamente para a casa paroquial sem falar com a imprensa, já o bispo dom Ângelo Pignoli chegou junto com o núncio apostólico, eles pousaram para fotos, mas não deram entrevistas. Na hora de entrar na igreja todos os padres fizeram uma fila indiana, o bispo emérito foi na frente, dom Ângelo ficou ao lado do núncio.
Revista Central de Quixadá

0 Comentários: