quinta-feira, 15 de abril de 2010

Alunos reclamam das condições de transporte escolar em Ibaretama


O Ibaretamanet.com e a Revista Central receberam a alguns dias várias reclamações das condições de transporte escolar em Ibaretama, segundo os alunos a má conservação de alguns veículos estão prejudicando o andamento do ano letivo,ainda segundo os alunos os ônibus têm faltado muito, a pior situação segundo a direção da Escola Cônego Luiz Braga Rocha, única escola estadual do município é o ônibus da comunidade de Coqueirinho e Lajedo que há 15 dias não está transportando os alunos até a sede do município.

COMUNIDADE DE BASTIÕES
Os alunos que estudam na Escola de Ensino Médio Cônego Luiz Braga Rocha, procuraram nossa reportagem para denunciar que o ônibus que transporta-os para a sede não tem condições de rodar devido a má conservação, segundo a comissão de alunos que nos procurou têm dias que eles ficam a pé devido aos constantes defeitos no transporte escolar. O mais grave denunciado pelos alunos é que o motorista põe em risco a vida dos mesmos, pois, anda constantemente embriagado. Segundo os alunos nas segundas feiras as mães não confiam em deixar seus filhos sobre a direção do motorista, pois, o mesmo sempre se encontra de ressaca. Os pais de alunos disseram que procuraram o Secretário de Educação Humberto Maia mais até agora não foi tomado providências. O motorista também tem ameaçado os alunos e pais de alunos que o quiserem denunciar alegando que tem poder e fica no cargo. Vale ressaltar que a empresa é terceirizada.

COMUNIDADE DE NOVA-VIDA
Já os alunos da Comunidade de Nova-Vida denunciaram que o transporte escolar transporta combustível, pondo em risco a vida dos mesmos, segundo os alunos que tiraram fotos e encaminharam a nossa redação, tem dias que os mesmos não suportam o Cheiro forte do combustível chegando a passar mal. A Revista Central fez o trajeto de aproximadamente 52 km dentro do transporte escolar e pode comprovar que os alunos estavam corretos o mal cheiro do combustível é insuportável além de disputar espaço com os alunos os tubos que acondicionam o combustível são vedados com tapas e ajuda de saco plástico como vemos nas imagens.

RESPOSTA DO SECRETÁRIO
Nossa equipe procurou o Secretário de Educação de Ibaretama Professor Humberto Maia, segundo o secretário a empresa é terceirizada, disse que as condições dos transportes escolares estão sendo cobradas ao responsável pela empresa terceirizada que administra a frota. Humberto reclamou que até agora não foi repassado nenhum recurso Federal ou Estadual para o pagamento do transporte escolar. Quanto ao ônibus de Nova-Vida disse que vai tomar providências junto à empresa terceirizada.

Nossa equipe depois de contatar o secretário fez mais uma vez o percurso até a comunidade de Nova-Vida no mesmo transporte escolar e constatou não haver mais os recipientes de combustíveis. os nomes dos alunos foram ocultados para evitar retaliações. 

Karpegeanne Vieira
Correspondente da Revista Central em Ibaretama

1 Comentários:

Professor disse...

É muito fácil para resolver determinados e alarmantes problemas, botar a culpa em "terceiros", a final de contas o secretário de educação é cunhado do motorista. Prá saber e comprovar que ja veio recursos para transporte escolar para o município, basta verificar no Portal da Transparência. Por falar em recurso... Kd o PCCRM? Falta recurso também?