quinta-feira, 8 de março de 2012

Projeto ‘A Força da Mulher’ capacitará 900 mulheres nos municípios de Quixadá, Ocara e Pacatuba


Por Ivna Girão
Projeto é financiado pela União Européia, capacitará 900 mulheres para a geração de renda e o fortalecimento político.
No mês em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, as cearenses recebem uma boa notícia. Terão a oportunidade de se capacitar para, juntas, poderem conquistar a tão sonhada autonomia política e financeira. Com o financiamento da Delegação da União Européia no Brasil, está sendo lançando, no Ceará, o projeto ‘A Força da Mulher’, com a realização do Centro de Estudos, Articulação e Referência sobre Assentamentos Humanos (CEARAH Periferia) e do Centro de Pesquisa e Assessoria (Esplar). As ações de mobilização e formação acontecem, durante os próximos três anos, nos municípios de Quixadá, Ocara e Pacatuba.

O projeto será lançado em dois municípios, durante as atividades do Dia Internacional das Mulheres. Em Quixadá, o lançamento será nesta quinta-feira, às 10h, na Câmara Municipal, durante audiência pública entre os gestores e os movimentos sociais da região. Já em Pacatuba, a ação acontecerá dia 10, sábado, às 18h, na Praça da Juventude, durante a final da escolha da mulher mais bela do município.
A força da mulher é uma iniciativa que visa contribuir com o fortalecimento político e econômico de grupos de mulheres no Interior do Ceará, ao mesmo tempo em que também favorece o desenvolvimento local sustentável, geração de renda e garantia de direitos sociais. O objetivo inicial é capacitar, diretamente, 900 mulheres – 300 em cada município - para a atuação política qualificada e em práticas de geração de renda, baseadas em grupos comunitários e/ou empreendimentos coletivos solidários.
Entre os resultados esperados estão: o aumento e reforço da participação de mulheres na economia local, com efetivação de empreendimentos coletivos e solidários, o fortalecimento e/ou criação de uma cooperativa por cada um dos municípios, contemplando a participação política feminina nas decisões e a constituição de grupos de mulheres com capacidade política e de articulação para reivindicar uma atuação efetiva nos espaços e formulação de políticas públicas sustentáveis nas localidades.
Público
Durante os próximos três anos, até 2014, pretende-se fomentar a estruturação de, pelos menos, 15 grupos de mulheres em cada um dos municípios compostos. As atividades serão desenvolvidas, principalmente, através de momentos teóricos e práticos com diversas oficinas, cursos, intercâmbios, feiras, encontros, busca de parcerias para os empreendimentos produtivos e formação de cooperativas autônomas e independentes.
Lançamento do projeto em Quixadá: 
Data: dia 8, quinta-feira
Local: Câmara Municipal de Quixadá
Horário: 10h 

Lançamento do projeto em Pacatuba
Data: dia 10, sábado
Local: Praça da Juventude de Pacatuba
Horário: 18h

Mais informações: 
CEARAH Periferia 
Contatos: (85) 3261.2607 ou (85) 88175149 (Ivna Girão, jornalista)
cearahperiferia@cearahperiferia.org.br
http://www.cearahperiferia.org.br



Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

0 Comentários: