segunda-feira, 5 de março de 2012

Prefeitura e Ematerce distribuem mais de 201 mil mudas de cajueiro em Ocara

Por João Paulo
Ocara é o segundo município cearense que mais já distribuiu mudas de cajueiro no Ceará.

A Ematerce em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ocara, iniciou a distribuição de 36 mil  mudas de cajueiro anão precoce, destinada aos agricultores familiares cadastrados no Programa Hora de Plantar. As mudas entregues são dos tipos clones: 76, Embrapa 09,BRS 189,226 e BRS 274, que apresentam maior aceitação e produtividade em relação ao cajueiro comum.

O ato da distribuição aconteceu em uma propriedade rural localizada na Placa de Ocara e foi prestigiada pelo prefeito Leonildo Peixoto Farias, e pelo secretário de Agricultura Francisco de Assis Lima, secretária de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano Vânia Clementino, vereadores Roberto Lima e José Clementino, gerente  regional da Ematerce, Luiz Érico Pontes Silva, além de agricultores, jornalistas e radialistas. 
Segundo informações do gerente regional da Ematerce, Ocara é o segundo município cearense que mais já distribuiu mudas de cajueiro anão precoce no Estado. Pois de 2006 a 2012, já foram distribuídas 201.600 mil mudas, beneficiando cerca de 450 famílias, numa área total de 988 hectares de terra plantadas. 

Para Érico Pontes, essa conquista se deve ao compromisso e dedicação do prefeito Dr. Leonildo, que está sempre buscando fortalecer  e apoiar cada vez mais o setor agrícola do município.

Outro ponto ressaltado pelo gerente, foi a disponibilidade dos agentes Rurais pela Prefeitura para auxiliar e orientar os produtores através da assistência técnica e extensão rural, principalmente na atividade da cajucultura . 

Na sua fala, o prefeito Leonildo destacou a parceria com o Governo Estadual.“Com base na atual política vigente, a cada agente Rural cedido pelo governo do Estado, a prefeitura é obrigada a contratar um. Aqui em Ocara temos três agentes admitidos através de concurso público e dois do Estado, ou seja, estamos investindo mais”, disse o chefe do Executivo.

“Através desse programa, vou poder aumentar a minha produção. Pois agora vou comprar as mudas de cajueiro aqui mesmo na minha cidade, pagando um pequena quantia, e só daqui a quatro anos começarei a pagar”, afirmou o agricultor Francisco Alves Filhos, que levou para casa a quantia de 204 mudas.

Para o secretário Assis Lima, da Agricultura, essa ação da administração em parceria com a Ematerce, contribui significativamente para o aumento da produção de caju e, consequentemente, a geração de renda para as famílias rurais com a expansão do plantio.

Mais informação:
Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente
(85)3322-1401


Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

0 Comentários: