terça-feira, 27 de março de 2012

Ibaretama sitiada: população fica refém de transportes regulares.

Por Karpegeanne Vieira

“somos obrigados a andar em topics lotadas e sem o menor respeito pelo cidadão” reclama usuária.

O município de Ibaretama, Sertão Central Cearense, acordou na manhã desta terça-feira sitiada e bem guardada, viaturas da Polícia Rodoviária Estadual, FTA – Força Tática de Apoio e da PM Local montaram base no único posto de combustíveis e uma das principais portas de entrada do perímetro urbano da cidade.

Toda a movimentação foi acompanhada com surpresa pela população, a motivação teria sido a preparação de uma possível manifestação contra as barreiras que estão sendo montadas pelo DETRAN-CE para combater o transporte clandestino intermunicipal. A PRE não informou o porquê de tanta mobilização, deixaram o local somente depois da passagem das equipes do DETRAN-CE que fiscalizam a região.



Ibaretama amanheceu segura com a presença de várias viaturas da PRE e dezenas de policiais, porém, o caos motivado pela fiscalização era visível em toda parte da cidade, dezenas de pessoas deixaram de viajar e cancelaram compromissos na cidade vizinha Quixadá, o motivo é a superlotação dos transportes regulares o que tem causado medo na população de acidentes em grandes proporções devido a grande lotação das vans que transportam sentido capital-interior/interior-capital.


Nossa equipe constatou que as linhas regulares não atendem a demanda em dia comum, em plena terça-feira de final do mês e sem pagamento de folhas da administração municipal, flagramos muitos passageiros indignados com a espera por transporte que chega a demorar mais de duas horas. “a situação é complicada, não temos como viajar, somos obrigados a andar em topics lotadas e sem o menor respeito pelo cidadão” disse indignada a agricultora Maria das Graças que é da zona rural de Ibaretama e já aguardava a mais de uma hora por transporte, com uma criança nos braços, quando a topic chegou à mesma não pôde embarcar devido à lotação.

Em Ibaretama somente a empresa Fretcar atende a cidade e uma cooperativa com topics que passam por dentro da cidade, a reclamação é geral, a dona de casa Rosimeire Bandeira não escondeu sua indignação “estou aqui porque estou resolvendo problemas, quando preciso viajar sou obrigada a me espremer em uma topic e ainda correr risco devido à lotação” desabafa a dona de casa que ainda reclama que a empresa de ônibus só para quando bem entende.

FERIADÃO VAI SER COMPLICADO

A maior reclamação da população é quando dos feriados prolongados como o que se aproxima da Semana Santa, segundo a população as Topics só querem levar passageiros de Quixadá a Fortaleza, para viagens mais longas como de Ibaretama a Fortaleza não se encontra dificuldade alguma.

O município de Ibaretama não conta com agência bancária, lojas ou supermercados de maior porte e precisam dos serviços essenciais como INSS, Justiça Federal, Receita Federal, Serviços Bancários e Serviços em geral.

Quem precisa viajar nesse feriadão que se aproxima, precisa ter muita paciência e cabeça fria, pois anteriormente já era complicado e sem o apoio das lotações que faziam esse trajeto deve complicar ainda mais a situação do usuário que precisa viajar e fazer as compras da páscoa em Quixadá.


Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

0 Comentários: