quarta-feira, 28 de julho de 2010

Sistema FAEC/Senar garante implantação do programa Secretaria Eficiente em Ibaretama

O programa Secretaria Eficiente, uma iniciativa do Sistema CNA, chegou a Ibaretama, no interior do Ceará. Nesta terça-feira, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará (Senar/CE), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), o Sindicato Rural de Ibaretama e a Prefeitura Municipal de Ibaretama assinaram termo de cooperação técnica que vai garantir a implantação do Programa Secretaria Eficiente no município,situado a cerca de 130 quilômetros de Fortaleza.

O programa Secretaria Eficiente tem por objetivo garantir, por meio de ações de parceria, a capacitação profissional de funcionários de secretarias municipais de Agricultura. Dessa forma, as equipes das secretarias de agricultura poderão elevar o potencial de contribuição no desenvolvimento do município. O SENAR Nacional garante uma parcela de R$ 50 mil para as ações do programa em Ibaretama.

O Presidente da FAEC, José Ramos Torres de Melo Filho, explica que o programa é tratado como prioridade pelo Sistema CNA, que envolve a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Instituto CNA. Ele disse que a chegada do programa “Secretaria Eficiente” a Ibaretama é uma vitória do Ceará e representa uma grande confiança depositada pela senadora Kátia Abreu, presidente da CNA. A cerimônia de assinatura do termo de cooperação contou com as presenças do prefeito de Ibaretama, Francisco Edson de Moraes; do secretário de Agricultura do município, Carlos Bezerra; do presidente da FAEC, José Ramos Torres de Melo Filho; e do superintendente do SENAR/CE, Flávio Viriato de Saboya Neto. Outros 38 municípios estiveram representados pelos seus presidentes de sindicatos e alguns contaram também com a presença dos secretários municipais de agricultura.

“As grandes cidades incham porque as pequenas não estão valorizando o trabalho do produtor rural. Na condição de produtor, eu sei medir a importância desse segmento”, afirmou o prefeito. O secretário de Agricultura, Carlos Bezerra disse considerar o Programa Secretaria Eficiente como uma oportunidade de poder implantar ações que promovam o desenvolvimento sustentável do município, de forma planejada.

O superintendente do SENAR-CE, Flávio Saboya explicou que o programa será desenvolvido durante um ano, compreendendo três fases. A primeira etapa a ser executada envolve a elaboração de um plano de ação. A segunda fase prevê o diagnóstico sobre as deficiências do município e escolha das prioridades a serem trabalhadas. Por fim, a terceira fase envolverá a elaboração e execução do projeto executivo.

No encontro, o coordenador Técnico do SENAR-CE Paulo Remígio apresentou outra iniciativa do Sistema CNA: o programa Negócio Certo Rural. É uma ação de capacitação em planejamento e administração de pequenos negócios para produtores rurais, gratuita e de curta duração. A coordenadora de Promoção Social do SENAR-CE, Kely Claudio apresentou o projeto Útero é Vida, que garante às mulheres da área rural acesso a exames preventivos do câncer de colo de útero. O Útero é Vida, inclusive, cumprirá agenda intensa no Ceará nos próximos dias, com ações em Tianguá nesta quarta-feira (28/07); em Ipu na sexta-feira (30/07) e em Banabuiú, em cinco de agosto.

Maiores Informações: (85) 3535-8007
Assessoria de Imprensa do Sistema FAEC/Senar-CE
Foto: Presidente da FAEC Torres de Melo e Edson Moraes Prefeito de Ibaretama / Divulgação

0 Comentários: