Compre Agora

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Presidente de associação denuncia possíveis irregularidades no programa de cisternas em Ibaretama.


Por Karpegeanne Vieira

O projeto faz parte do Programa de Assistência Contra Secas do governo do estado, e tem na gestão o Instituto Antônio Conselheiro de Quixeramobim.

Uma denuncia séria, foi feita no Programa Censura Livre, veiculado na Rádio Monólitos de Quixadá, o presidente da associação de moradores da comunidade de Triunfo veio ao programa e denunciou que possíveis interferências política estariam atrapalhando o bom andamento do programa de cisternas desenvolvido no município.

Segundo Jurandir Flor Freitas (foto), Presidente da Associação de Triunfo, por determinação de uma integrante da comissão municipal, um empresário do ramo de promoção de eventos, teria se cadastrado e teria sido aprovado para receber o benefício que é exclusivo para famílias de baixa renda.


O Presidente disse que políticos ligados à administração municipal estariam tentando se beneficiar do programa para tirar proveito próprio, durante a entrevista o líder comunitário não citou nomes mais chegou a afirmar que por ter defendido a transparência no processo foi ameaçado de morte por uma pessoa ligada a políticos da região.

O dirigente informou que já registrou boletim de ocorrência e afirmou ainda que pessoas que deveriam ser beneficiadas pelo programa devem não receber o benefício devido à interferência política na região.

Com intenção de desencadear um movimento de articulação e de convivência sustentável com o ecossistema do semi-árido, a sociedade civil está articulada para beneficiar milhões de pessoas com água potável para beber e cozinhar, com o apoio dos governos federal e estadual a iniciativa tem beneficiado todo o semiárido nordestino.  

O Programa tem regras definidas e um rigoroso controle para que somente famílias carentes sejam diretamente beneficiadas, cada município participante do programa tem uma comissão municipal formada por entidades do governo e sociedade civil, esta comissão é quem deve indicar as comunidades e famílias que serão beneficiadas com cisternas com capacidade de armazenamento de 16.000 litros de água.

Em Ibaretama, o Programa é executado pelo Instituto Antônio Conselheiro localizado no município de Quixeramobim, a entidade é responsável pela execução em vários municípios do Sertão Central e está desde 2003 trabalhando com o programa de articulação e construção de cisternas.

A comissão de Ibaretama é formada pela Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretaria da Agricultura e Ematerce, procurada pelo Portal Revista Central a representante da Paróquia de Ibaretama e presidente da comissão, Gilvânia Freitas, informou que tomou conhecimento do fato pela imprensa e que está tomando todas as providências para investigar o caso.

O coordenador do Programa de Cisternas de Placas do Instituto Antônio Conselheiro, Emanuel Barros, informou por telefone que tomou conhecimento da denúncia e que está trabalhando na averiguação, segundo o coordenador quem indica a comunidade é a comissão municipal e a própria comunidade seleciona as famílias a serem beneficiadas, Barros ainda enfatizou que não houve e não haverá interferência política no programa executado em Ibaretama e que já tem reunião marcada nesta quinta-feira para averiguar a procedência da denúncia.




Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

Nenhum comentário:

::: NOSSOS VÍDEOS

Loading...