sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Famílias são beneficiadas com cisternas enxurrada em Ibaretama

Por Karpegeanne Vieira

33 famílias estão sendo beneficiadas diretamente pelo programa

O município de Ibaretama está sendo beneficiado com programa social do governo do estado, a ação faz parte do projeto de convivência do semiárido desenvolvido pelo governo que inclui nas diretrizes a construção de cisternas com capacidade para armazenamento de 52 mil litros de água.

Além das cisternas, os chamados quintais produtivos são desenvolvidos a partir da implantação do reservatório, no município estão sendo beneficiadas 33 famílias que estão sendo capacitada para o melhor gerenciamento dos recursos hídricos que ficarão a sua disposição através do reservatório.


Em Ibaretama, a ação tem o apoio da secretaria municipal da agricultura e da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, o Programa é uma parceria com a SDA - Secretaria de Desenvolvimento Agrário e ACC – Associação Comunitária Cedro.

Para o Técnico Agrícola, Ednaldo Calixto, o projeto gera renda e qualidade de vida nas comunidades carentes de Ibaretama, “Muito se fala que o nordeste não tem água e é seco, projetos como este mostram como podemos aproveitar os recursos hídricos existentes”.

Saiba Mais:

A cisterna enxurrada tem capacidade de armazenamento para 52 mil litros, e a capitação é feita através do uso do próprio terreno, para a filtragem da água é usado um tanque para decantação.

Com a cisterna é possível fazer irrigações dos “quintais produtivos” e ainda usada para criação de pequenos animais, as famílias são treinadas para que possam melhor utilizar os recursos hidricos da região e ainda melhr aproveitar a água da cisterna.

Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

0 Comentários: