terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Ibaretama recebe sua primeira cisterna de enxurrada

Outras 32 famílias irão receber o reservatório que é uma etapa complementar depois da cisterna de placa.

Foto: Ednaldo Calixto
No município de Ibaretama, sertão central cearense, 33 familias estão recebendo Cisterna de Enxurrada, destas, 4 familias beneficiadas  concluiram ano passado o Projovem Campo, as famílias receberão cisternas enxurrada com capacidade de armazenar 52 mil litros de água da chuva, um quintal produtivo com área de  2500m², dois canteiros economico feito de placa de cimento, um motor bomba pra fazer bombeamento da cisterna pra caixa de água, caixa de água esta que ficará elevada para fazer irrigação por gravidade, onde os beneficiados recebem mudas frutíferas, sementes, acompanhamento técnico e capacitação.


Hoje foi concluída a primeira cisterna de enxurrada na comunidade de Posto São Paulo, onde a benefiaria Francisca Antonia Eduardo Silva, 49 anos, agricultora, já beneficiada com 1ª água (Cisterna de Placa), agora recebe a cisterna de enxurrada para complementar o que faltava na casa, "água pra beber nós já tinhamos, mais pra produzirmos nosso alimento não tinha, e com essa grande obra, que só sabe o seu valor quem recebe, aqui vou produzir meu alimento e dos meus filhos". explicou a agricultora que pretende ainda produzir alimentos para a merenda escolar do município através do PAA e PNAI. 

Esta Cisterna de enxurrada construída no Posto São Paulo foi fruto da capacitação que esta aconteceu com vários predeiros dos municipio de Ibaretama, Banabuiú, Choró, Mombaça, Aracoiaba, Senador Pompeu, toda construção e capacitação é realizada pela Associação Comunitária de Cedro (ACC), do municipio de Irapuan Pinheiro.

As atividades  foram coordenadas pelo Animador Josias Maia e acompanhada por  Francisca Gilvania Alves Freitas, representante da Paroquia Nossa Senhora Auxiliadora do município de Ibaretama, na comissão do PACS,  segundo Gilvânia é um grande orgulho os avanços sociais acontecerem no campo, o governo está levando água para o povo beber com as Cisternas de Placa, agora em uma segunda etapa para o povo produzir, isso significa a libertação do povo, e melhoria de vida justa, esperamos que todos ao receber este beneficio possam valorizar o máximo.

A equipe da Ematerce no município de Ibaretama coordenado por Francisco Soares, Agente Rural que acompanha a comunidade Ednaldo Calixto, Agente  Rural Ericson, e Assesor técnico do escritorio regional de Quixada Lustosa ,realizaram uma visita no local e ficaram muito animados com essa nova realidade que vive o campo com estas obras sociais.


Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

0 Comentários: