quarta-feira, 23 de junho de 2010

É degradante a situação da Câmara de Ibaretama

Um poder que degrada o legislativo e que deixa uma população envergonhada!

Cassado por improbidade administrativa, o ex-presidente João Vieira Picanço, luta para voltar ao cargo de presidente do poder legislativo daquela casa. Sem apoio da maioria dos parlamentares municipais de Ibaretama, Picanço teve o cargo cassado no último dia 09 de junho, ele recebeu apenas o apoio de um vereador.
Sem se conformar com as atitudes daqueles que haviam elegido com presidente, Picanço usa o artifício jurídico para continuar como chefe da Câmara Municipal. O presidente cassado impetrou com um mandato de segurança contra a atual mesa da diretoria da Câmara pedindo para voltar ao poder. Em entrevista disse que não quer mais ser presidente e nem ser vereador, afirma ainda que vai abrir a caixa-preta. Picanço abandonou a última sessão em meio a uma grande discussão. Ele garante que não quer ser mais presidente, mas entrou com mandado de segurança pedindo para voltar.
A Revista Central teve acesso ao Mandato de Segurança e o parecer do Ministério Público, mas o mesmo contém falhas explicitas quando o mesmo impetra alegando afastamento provisório e não pela cassação, quando João Vieira Picanço já foi cassado. Por sua vez, o advogado da Câmara já observou o erro cometido pela parte interessada. Vale ressaltar que Picanço já exerceu o cargo de advogado. Pelo parecer do MP, Picanço deverá voltar ao cargo de presidente.
O atual presidente Francisco Oliveira Filho continua no exercício e espera as decisões da justiça para que coloque ordem na casa que encontra-se em estado de fazer vergonha para a pequena cidade de Ibaretama. As sessões são todas tumultuadas, as discussões chegam a estado degradante e indigna de uma casa que representa uma população tão pobre.
Os curiosos acompanham as sessões não para verificar os andamentos dos processos, mas para ver as brigas verbais dos vereadores. A crise no legislativo é de fechar aquela casa e colocar os briguentos para fora do município.
Não há uma discussão de um projeto de lei, uma audiência pública ou mesmo uma convocação de secretario para prestar contas da gestão do executivo. O que de fato acontece é somente os pagamentos mensais dos vereadores e as gordas horas extras, quem presta serviço cobra os atrasos.
Sem regimento
Em todas as casas legislativas há um instituto chamado de Regimento Interno que regula todas as condutas dos vereadores, mas em Ibaretama parece que tudo é feito aleatoriamente. Um vereador fala o que quer e o tempo também.
Falta estrutura e vergonha
Invés de buscar pelo menos um local próprio para as instalações da Câmara, os vereadores fazem as sessões em uma casa alugada e com apenas dois ventiladores sucateado. O sistema de som parece os usado no século passado. Na casa há apenas um enferrujado microfone e que falha mais do que os erros dos vereadores.
As xérox da câmara são feitas em uma lan house e muitas vezes “fiado”, um ultrapassado computador é a uma ferramenta mais atual, não há conexão de internet, ou melhor, a câmara usa um orelhão para contatos.
As fotos mostram o vereador Bebé e Picanço duelando durante sessão.
Jackson Perigoso
Colunista
As opiniões aqui expressas não necessariamente coincidem com a da Revista Central

6 Comentários:

Anônimo disse...

Realmente faz vergonha,aquele poder legistativo de ibaretama,nada tem o quer é o pior o ex-presidênte joão vieira picanço brigando pra volta a coloca as maõs do dinheiro da camara onde foi comprovado o desvio de dinheiro mas de 97 mil em um ano é cinco mes de presidente imagine se a justica folta este lalão comando da casa...fora...

Anônimo disse...

fiça aqui meu apelo por favor vereadores de ibaretama,volte o D.picanço pra cadeira de presidente quer ele disse lá no pirangi bebendo quer estava arependido o quer tinha feito se voltasse iria pega toda sobra da camara iria distribuir em cesta basica pra pobreza,acredite se quiser Eu acredito ele só fala a verdade,derem esa oportunidade a ele, ele sem foi o premeiro nem o último,todos rouba mesmo,diferente dele ,ele está arependito...

Anônimo disse...

Eu estive oprtunidade de vir o ex-presidente D.picanço dizendo agora vou volta anda de favor...o quer vou dizer pra minha familia agora... cuidado do pobre...rsrsrsr

Anônimo disse...

muito triste a inveja em cima de dr picanço,kd a comprovaçao desses desvio,sabemos que tudo isso e uma jogada politica ciume e inveja,dr picanço e um homem serio nao tem seu passado sujo como maioria dos politicos de ibaretama,estao todos com inveja dele porque ele estar crescendo no municipio e estar tendo coragem de dizer o que se passa pela camara e por isso estar pagando o preço de ser cassado,vereadores a inveja mata.

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkk foi muito bonito quando dr picanço estava lendo o parecer do ministerio publico a cara dos vereadores kkkkkkkkkkk teve deles que caiu ate a dentadura o alibebe kkkkkkk nao se arrite e so o começo,mais uma prova que isso dos vereadores foi um afastamento politico kkkkkkkkkkk,quebraram a cara kkkkkk deu tudo errado kkkkkkkk dr picanço 2012 esse e o nosso prefeito,voces vao ter que engolir.

Anônimo disse...

O MAL DA IBARETAMA ESTÁ NA CÂMARA DE VEREADORES, ISSO SÓ IRÁ ACABAR QUANDO O POVO DE IBARETAMA MUDAR TODOS OS VEREADORES QUE ESTÃO NO PODER!!!

AVANTE IBARETAMA!!! MUDANÇA JÁ!!