quarta-feira, 9 de junho de 2010

Pula Fogueira anima Sertão Central

São João e Santo Antônio aquecem turismo religioso e cultural no Interior do Ceará

Quixadá. A partir de hoje São João se une a Santo Antônio nos festejos juninos do Sertão Central. O dia dedicado ao santo festeiro, o das fogueiras, é 24 de junho, mas pelo 14º ano consecutivo a comemoração é antecipada no Pula Fogueira de Quixadá. Associada aos festejos em homenagem ao padroeiro de Quixeramobim, o santo casamenteiro, as comemorações simultâneas atraem mais turistas e dividendos para as duas maiores cidades da região, garantem os organizadores.

Coincidentemente, os espetáculos prosseguem até a noite do próximo sábado. Até lá mais de 500 mil pessoas terão participado da trezena de Santo Antônio, no coração geográfico do Estado. Além das quermesses no entorno da Igreja Matriz, logo após as missas das 19 horas, nas noites desta quinta (10) e sexta-feira (11) multidões se concentrarão no Chitão da Praça Capitão Dias Ferreira. Na noite seguinte (12), tem a festa dos namorados no Arreio de Prata.

Em Quixadá haverá apresentações de grandes bandas de forró na Praça José de Barros, no Centro da cidade. Além das arquibancadas os visitantes poderão assistir aos espetáculos de camarote, literalmente. Antes das atrações musicais 24 quadrilhas disputam o título de campeã do maior arraial popular da região. Os primeiros colocados recebem prêmios em dinheiro. O julgamento ficará por conta da Federação das Quadrilhas Juninas do Ceará (Frequajuce). As apresentações têm início previsto para as 18 horas.

Além das noitadas festeiras o "Café do Alfredo", realizado pela tradicional família Machado, mais uma vez promete ser atração à parte nos festejos juninos deste ano em Quixeramobim. O banquete matinal de comidas típicas, com um tempero especial de hospitalidade, será servido dia 12. Foi a forma encontrada para resgatar o hábito do patriarca Alfredo Machado. Na tarde do domingo, a tradicional procissão, com bênção do Santíssimo Sacramento, queima de fogos e arreamento da bandeira, encerra os ritos religiosos à Santo Antônio. Para o prefeito de Quixeramobim, Edmilson Júnior, "a expectativa é que mais de 30 mil pessoas participem da procissão, que vai terminar com uma bela queima de fogos".

MAIS INFORMAÇÕES:
Secretaria de Turismo de Quixadá: (88) 3414.4667
Paróquia de Santo Antônio de Quixeramobim: (88) 3441.0289

Alex Pimentel
Colaborador

0 Comentários: