quinta-feira, 17 de junho de 2010

Alunos do PROJOVEM de Ibaretama visitam a PecNordeste em Fortaleza

O objetivo da participação das caravanas no PecNordeste é a troca de experiências de trabalho

Fortaleza. Ao todo, 50 caravanas de produtores de diversos municípios do Estado visitam o PecNordeste nesses três dias de evento. As caravanas são coordenadas pelo sistema Faec- Senar e Sebrae/CE, e tem como finalidade aproximar o produtor das novas tecnologias e a participar da feira de produtos e serviços agropecuários.

Além de produtores de vários municípios, este ano, o Seminário Nordestino de Pecuária, promovido pelo Sistema Faec/Senar/Sebrae-CE, recebe também alunos de escolas técnicas de várias cidades do Ceará. Uma das visitantes é a Escola Técnica de Quixeramobim e também do Programa Projovem Campo do Município de Ibaretama, este coordenado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Governo do Estado.

Os 28 alunos do ProJovem vieram acompanhados de quatro professores e a coordenadora do programa.

De acordo com a engenheira agrônoma Ilma Oliveira, "a vinda desses jovens ao evento, com idade entre 18 e 29 anos, foi para que eles pudessem fazer uma troca de saberes, juntando as informações que já tinham, por causa das atividades realizadas na pecuária, e para conhecerem novas tecnologias e aprenderem a aproveitar os recursos". Este programa existe desde outubro de 2009 e tem 55 jovens participantes, divididos em duas turmas.

A estudante de Tecnologia e Agronegócio do Município de Quixeramobim, Vanessa de Castro, esteve no PecNordeste. Para ela, "é de grande importância este evento, pois é um dos maiores sobre pecuária, que apresenta novas tecnologias e temas ligados à nutrição animal".

O articulador regional do Sebrae em Baturité, Everaldo Peixe, coordenou as caravanas de produtores de Aracoiaba, Mulungu, Redenção e Baturité, grande parte deles ligados aos seguimentos da apicultura e bovinocultura. Segundo ele, "a expectativa dos produtores é adquirir mais conhecimentos, principalmente, sobre novas técnicas aplicadas na apicultura e bovinocultura, programas que o Sebrae já vem desenvolvendo naquela região por meio de ações como o projeto de revitalização da apicultura em Ocara e Barreira".

Já a articuladora da regional do Sebrae em Tauá, Luziran Aurélia Rosa, coordenou uma caravana de 41 produtores acompanhada de três secretários de Agricultura de Aiuaba, Parambu e Arneiroz.

Também estiveram presentes ao evento representantes da cidade de Tauá, todos eles integrantes do projeto Territórios da Cidadania. Ao todo, 54 municípios chegaram em caravanas ao PecNordeste 2010.

Participantes

41 produtores do Município de Tauá, localizado nos Sertão dos Inhamuns, participaram da programação do PecNordeste deste ano, que é realizado no Centro de Convenções de Fortaleza

MAIS INFORMAÇÕES:
Pecnordeste 2010
Até hoje
Centro de Convenções

0 Comentários: