quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Reviravolta no quadro político de Quixadá


O ano de 2010 será de muitas surpresas para o quadro sucessório nas eleições majoritárias em Quixadá, a pouco mais de um ano para o processo eleitoral, candidatos que foram votados na cidade se articulam para conquistar o eleitorado, além desses, outros nomes estão sendo colocados para apreciação popular.

Quixadá no último pleito elegeu dois representantes ao legislativo estadual, à Deputada Raquel Marques PT (42.887 votos) e o Deputado Osmar Baquit PSDB (44.818 votos), outro deputado que também obteve um votação expressiva foi o Deputado Cirilo Pimenta PSDB (48.744 votos), da vizinha cidade de Quixeramobim.

Além desses nomes conhecidos que certamente enfrentarão a reeleição, outros nomes despontam como prováveis candidatos a deputados estaduais, o nome do vereador Kléber Júnior (PT) é uma das especulações, eleito vereador por quatro mandatos, Kléber, goza de grande popularidade junto a população de Quixadá, é irmão do atual prefeito Rômulo Carneiro, e em declarações a amigos e aliados sente-se preparado para assumir uma cadeira no legislativo cearense.

Surpresa maior nesse caso, o vereador Kléber saindo candidato a deputado estadual pela sigla do PT, causará mal estar na principal estrela do PT em nossa cidade o ex-prefeito Ilário Marques, já que Raquel Marques (PT) deputada e esposa de Ilário obteve grande votação na cidade e que esse novo fato, dividiria os apoiadores do partido, além de deixar o prefeito Rômulo em situação de conflito com o projeto petista de governar Quixadá.

Outros nomes estão sendo cogitados para deputado na cidade, simpatizantes apostam em nomes como Dr. Ricardo Silveira, médico cardiologista, filho do ex-deputado Everardo Silveira, é um jovem que possui a simpatia de muitas pessoas da cidade e mesmo a família Silveira estando um pouco longe de postulações políticas, desponta como nova alternativa para as próximas eleições. Até o momento não há nada de concreto e oficial, mais a família não afirma e nem nega essa possibilidade.

O ex-vice prefeito Cristiano Gões, que assumirá a presidência municipal do PSB em Quixadá e tem a simpatia e apoio do governador Cid, rumores dão conta de que Cristiano também, foi convidado pelo partido do PSB para postular uma cadeira para assembléia estadual. Não se sabe ainda sua posição nesses entendimentos.

Ilário Marques e Roberto Costa já assumiram publicamente que serão candidatos a deputado federal, mesmo sabendo das dificuldades da eleição para a assembléia federal, os dois afirmam convicções nos resultados ao final do pleito em 2010. Que as eleições em Quixadá possam trazer novas surpresas, novas opções são muito boas para a democracia, que outros jovens possam despertar também para o interesse de representação na conjuntura do país.

Fabio de Oliveira
Matéria Autorizda: Revista Central de Quixadá

0 Comentários: