terça-feira, 15 de setembro de 2009

No dia do Cliente Empresa Redenção desrespeita o CDC (Código de Defesa do Consumidor).


Certa vez li que: “clientes podem demitir todos de uma empresa, do presidente ao menor cargo de uma empresa, basta gastar seu dinheiro em outra”.
Hoje 15 de Setembro é comemorado o dia do cliente, e fui brilhantemente recepcionado ao utilizar o ônibus  026-1308 ao pegá-lo em Ibaretama com destino à Quixadá, por um motorista que certamente precisa de uma reciclagem e de um Curso de Atendimento ao Público e aprender que paciência certamente faz parte das regras de boa educação e cordialidade.
Ocorre que estava aguardando transporte, quando o ônibus da Empresa Redenção, que constantemente utilizo para ir à Quixadá em meu horário de almoço, 11h30min, faz uma parada para desembarque a mais ou menos uns 50m do local onde me encontrava. Como normalmente acontece de irmos em direção ao ônibus e ele vir em nossa direção antes de chegarmos a ele, preferi aguardar para que ele fizesse uma nova parada, achando não haver problema pois eu era um novo cliente, função da prestadora de serviço, cogita-se.
Ao dar sinal para o referido veículo, o motorista solta o volante, abre os braços com uma expressão de reclamação como se não fosse parar, e alguns metros  a frente para, retorna devagar, acelera mais um pouco dando a impressão de que ia continuar e para, acreditando que tinha parado realmente me dirigi ao veículo com a intenção de embarcar, fui recebido com inúmeras reclamações do motorista devido eu não ter ido até o mesmo enquanto os outros clientes desembarcavam, me senti constrangido perante demais clientes e diante das pessoas na rua, no entanto não argumentei com o mesmo, pois seria desnecessária e deselegante iniciar uma discussão.
Hoje no dia do cliente, essa foi a minha recepção e congratulações desta empresa representada por este senhor que não me interessei em perguntar o nome, pois o mesmo é insignificante diante da gravidade dos fatos impetrados por essa empresa por seu representante imediato.
            Ciente de meus direitos, liguei para o numero especificado no veículo (85) 3494 4744, pois o mesmo não dispõe de ouvidoria. Em contato com o Sr. Carlos Eugênio da Empresa Redenção, fui informado que não há um canal específico para reclamações ou sugestões na empresa como uma Ouvidoria, e os dois diretores responsáveis por receber essas reclamações estavam viajando, no entanto o mesmo estaria direcionando a reclamação e providenciando um retorno breve até a próxima semana. Após anotar meus meios de contato e agradecer a informação, o mesmo salientou que este não é um procedimento usual da empresa e que estará sendo verificado para que casos semelhantes como estes não voltem a ocorrer. 

Fique por dentro
O CDC (Código de Defesa do Consumidor), lei 8.078 de 11 de Setembro de 1990 especifica, no Capitulo II – Da Política Nacional de Relações de Consumo cita em seu Artigo 4 que: “A Política Nacional das Relações de Consumo tem por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparência e harmonia das relações de consumo, atendidos os seguintes princípios: (Redação dada pela Lei nº 9.008, de 21.3.1995).”
Os direitos como cidadão que necessita de uma prestadora de serviço publico, foi negado hoje. As palavras respeito, dignidade e qualidade como é citado acima passaram longe do foco deste atendimento e do serviço prestado por esse indivíduo. Deixo aqui apenas o meu apelo! Não sofram essas agruras sem reclamar! Liguem para a empresa e se não forem atendidos procurem os órgãos que regulamentam os serviços, cito aqui a ARCE (Agência Reguladora dos Prestadores de Serviços Públicos do Ceará) 0800 275 3838, ou se acha que foi lesado e merece uma reparação procure os Juizados Especiais de Pequenas Causas e Varas Especializadas para a solução de litígios de sua cidade.
Por Getulio Freitas
O abuso aqui citado foi sofrido por nosso colaborador Getúlio Freitas que mereceu de nossa parte destaque para esta matéria.
                       

0 Comentários: