terça-feira, 15 de setembro de 2009

PT de Ibaretama: PED ou PETIL?

O numero 13 parece ser realmente o número de sorte do PT e data prêmio para eventos importantes, onde ontem (13/09/2009) na localidade de Nova Vida, sede atual do Partido dos Trabalhadores de Ibaretama, foi realizado um seminário para manifestar as candidaturas para o PED (processo eleitoral direto).
O numero 13 dependendo de região para região pode significar sorte ou azar. A exemplo disso nos EUA, por exemplo, ninguém deseja ficar no 13° andar de um apartamento ou no quarto de número 13. No Brasil tal superstição já se faz em contrário, um bilhete de loteria com o número 13 é raro e visado. Mas não vamos discutir aqui superstições, e sim o que o PT de Ibaretama tem de idéias para a Política de Ibaretama.
Ainda insisto indagando, como base nas idéias acima, se a política de Ibaretama atualmente esta dependendo de princípios supersticiosos ou da boa intenção dos políticos. Um número é um número e ganha personalidade de acordo com eventos aleatórios que estigmatizam esse número devido bom ou mau acontecimento.
A reunião do dia 13 aqui Ibaretama não maculou a idéia e todos os princípios que acompanham tal algarismo que representa o Partido dos Trabalhadores nacionalmente, todos os princípios e vitorias acumuladas sob esse símbolo, pois partimos da premissa de que toda discussão política é útil e pelo simples fato de haver discussão já é bom para democracia. No entanto em se falar de democracia, diversas pontuações têm que serem feitas.
A democracia deve viver livre e em constante transformação. Deve constantemente experimentar novas idéias, novas ideologias, novas mentes, novas correntes de pensamento, pois não deixa de ser uma verdade, legítima e quase absoluta, contanto que não seja permeada de interesses pessoais e presa a ideologias oligárquicas.
O PT de Ibaretama até o momento ainda é o único partido que do ponto de vista político partidário ainda não maculou-se e nem comungou dessa política negra que não se reveste de uma blusa branca, como na Grécia antiga, onde os candidatos em campanha usavam uma vestimenta branca, durante as campanhas para indicar pureza de intenções. Esta política atual esta revestida de outra cor e que certamente não representa tal intenção.
No decorrer de toda a história política de Ibaretama, o PT sempre foi administrado por uma família. Não se coloca em “check” aqui a idoneidade desta família, pelo contrário, elogia-se a força e vontade política de perpetuar o PT no local, do seu chefe maior que o representa o Sr Antônio Lucílio “Til” atual presidente do PT Ibaretama. No entanto como bem cito, a democracia pede movimento para se enriquecer de novas idéias, novas cores e sentidos que reciclem o partido e o coloque em condições de fazer frente a esta política bipolar que é praticada hoje neste sítio político. E por ser um partido aberto a discussões, pode sempre estar agindo de acordo e à luz dos princípios democráticos vigentes arraigados em seus membros.
Oclusivamente percebeu-se que muitos nortes ainda têm que ser apontados, muitas mudanças ainda tem que acontecer, o diálogo ainda pode ser respeitado ao discutirmos política, acordos podem ser feitos desde que não ofenda a ética e soberania local, o conhecimento acadêmico deve caminhar em sintonia com a filosofia e sabedoria da vida.
Fique por dentro
O PT – Partido dos trabalhadores tem uma história política da idade de Ibaretama, 21 anos, a história do Partido em Ibaretama foi sempre pautada pelo respeito e pelo zelo com as classes menos favorecidas.
Em Ibaretama o Partido sempre foi o fiel da balança nas eleições municipais em todos os processos eleitorais, no entanto, desde que foi adotado o PED – processo de eleições diretas para escolha de seus dirigentes que o PT tem a frente da presidência Antônio Lucilio Saturnino “Til”, quando o mesmo não foi o candidato colocou o filho Chagas Saturnino, que assumiu a presidência sendo que o Til continuava no diretório sendo o Vice-presidente. A presidência do filho não deu muito certo, pois o mesmo morava em Fortaleza e acabou renunciando ao cargo sendo que o Til mais uma vez assume a presidência.
Lançado mais um processo eleitoral direto do PT - PED, este ano de 2009 para o mandato de três anos, nenhuma novidade é apresentada, o Sr. Til mais uma vez juntamente com atual diretoria dizendo falar em nome da unidade do Partido dos Trabalhadores lança para presidente o seu irmão, que atualmente é eleitor de Ibaretama, mas mora em Ocara onde é professor e tem residência.
No PT quando decidiram no terceiro congresso as eleições diretas nos três níveis do partido, tentava-se impedir esse tipo de manobra. O processo é legitimo a discussão também. No entanto quando sugerido outro nome o atual presidente foi categórico e incisivo o “candidato da unidade” (Unidade dele presidente não do interesse comum) é seu irmão e não abre mão.
Acredito que até o dia 23/09 teremos novas rodadas de negociação e deverá chegar ao denominador comum, convém afirmar que o atual presidente detém uma força muito grande no partido, pois, controla mais de 53% do mesmo, boa parte dos aptos a votar são de sua família e correligionários, já está na hora do PT de Ibaretama acordar e dar um basta neste tipo de política interna controladora e arcaica ou o partido jamais poderá direcionar críticas a alguns políticos de Ibaretama que praticam o nepotismo e o controle do poder através de famílias.
Reportagem: Karpegeanne Vieira
Colaboração Getúlio Freitas.

0 Comentários: