segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Ibaretama comemora a Independência do Brasil com Desfile Cívico


A pequena população do município de Ibaretama deve estar engrandecida perante tamanha manifestação de patriotismo ontem dia 06/09 em ocasião das Festividades da Independência do nosso “torrão querido”. Atrever-me-ia dizer que dentro dos 21 anos de Emancipação Política de Ibaretama, poucas comemorações atingiram o nível de participação da população e entusiasmo dos pequenos patriotas que deram um verdadeiro show de amor á pátria. Meu coração verde e amarelo realmente foi sarado de todas as vezes que ouvi o Hino Nacional sendo executado para tão pouco.
A escola de Nova Vida aproveitou para apresentar diversas criticas que a trajetória da educação local pode enfrentar no decorrer destes anos. Demais escolas apresentaram o que demais tem importante o futuro da nação, seus nobres educandos com frases de anseios da comunidade escola. Destaque pra a Escola Filantrópica São José que tem como entidade mantenedora a Associação Humildes Servas do Senhor, que há vinte anos traz de forma gratuita educação de qualidade para crianças pobres da sede do município, apresentando o perfil de como poderia obter a excelência no ensino de Ibaretama destacando formação cristã e transparência nas ações.  A escola municipal Raimunda Emilia de Lima, surpreendeu a todos com a belíssima e emocionante apresentação de destaque onde quatro alunos vestidos de construtores, traziam peças moveis que ao serem movimentadas compunham quatro imagens: o nome da escola, a Serra Azul (símbolo deste município), o símbolo da administração atual (unidos para reconstruir Ibaretama) e a Bandeira do Brasil.
 Tal apresentação fez todos reavivarem seu patriotismo e pôde-se perceber que todas as pessoas de coração verde e amarelo ficaram com lágrimas nos olhos diante de tamanha imponência da perfeita apresentação do ato pelos alunos e pela criatividade da escola que ao pesquisarmos o autor da idéia descobrimos o professor, Francisco Doaldo de Oliveira, que atualmente ocupa o cargo de Coordenador de Gestão da citada escola.
A Escola Estadual Cônego Luiz Braga Rocha, reavivou a tradição de seus 43 anos de educação em Ibaretama, trazendo um desfile minuciosamente detalhado e técnico, neste ano acompanhado pela Banda de Musica da Escola de Quixadá, Cesar Calls de Oliveira Filho, que apresentou uma coreografia que atraia os olhares dos expectadores.
Dentro de tais manifestações, hoje não podemos deixar de manifestar aqui toda a nossa atenção e elogio a Administração Publica que conseguiu prover todo este evento que comprova que a população de qualquer município do Brasil é capaz ainda de ir às ruas para comemorar a Independência de nosso país. Vale ressaltar também a liberdade que as escolas tiveram para decidir sobre o que apresentar em seus desfiles.
          O poder público realmente cumpriu seu papel e foi capaz de promover mais ainda a independência que dia-a-dia ainda é conquistada nesse Brasil.


Colaboração: Getúlio Freitas
Fotos: Karpegeanne Vieira


1 Comentários:

Anônimo disse...

DURANTE MUITAS VEZES EVENTOS COMO ESTE FORAM PRESENCIADOS CARO AMIGO. POR SINAL DE MAIORES PROPORÇOES E ORGANIZAÇÃO.
JÁ PRESENCIEI DESFILES CÍVICOS COM MAIS BANDAS DE MÚSICA E MAIOR PARTICIPAÇÃO DAS ESCOLAS.
ONDE NEM UMA AUTORIDADE MUNICIPAL FALAVA EM BEBIDA ALCOOLICA EM PLENO PALANQUE, ONDE TAMBÉM O PREFEITO, NO CASO, SEU RAIMUNDINHO, DEDICAVA TODA A ATENÇÃO AO EVENTO. PUDE VER O ENTUSIASMO DO PREFEITO EM FUMAR SEU CIGARRINHO EM CIMA DO PALANQUE, O QUE SE ASSEMELHOU COM O ATO REPUGNANTE DA VICE-PREFEITA, QUANDO FALOU DA YPIOCA.
ACHO QUE DEVEM TER MAIS CUIDADO COM OS DISCURSOS, POIS NO MEIO DE TANTA GENTE, TEM GENTE QUE É INTELIGENTE E CAPAZ DE PERCEBER AS IRREGULARIDADES E OS DESLIZES.