terça-feira, 24 de abril de 2012

Ocara recebe carro para uso no Programa Saúde da Família

Por João Paulo
150 municípios receberam recursos para a construção de Unidades Básicas de Saúde da Família.
Durante a solenidade de abertura da II Marcha Municipalista do Ceará, realizada pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará – APRECE, no Centro de Negócios do Sebrae, em Fortaleza, o Governador Cid Gomes e o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos realizaram a entrega de 159 veículos para os prefeitos de 143 cidades, entre eles, o prefeito Leonildo Peixoto Farias, do município de Ocara.

Com o novo veículo, destinado exclusivamente para o Programa Saúde da Família (PSF), conhecido hoje como "Estratégia da Saúde da Família", por não se tratar mais apenas de um "programa", a Prefeitura de Ocara, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai qualificar e facilitar o transporte de equipes de saúde da família da sede para os distritos e assim, assegurar atendimento às famílias que moram mais distantes dos serviços de saúde.
“Atualmente, Ocara possui dez equipes de saúde da família, com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, favorecendo assim, uma maior eficiência e efetividade da Estratégia de Saúde da Família-ESF”, destaca a coordenadora da ESF, Dra. Ludmila Feitosa Arrais Martins(foto).
Os 143 municípios contemplados com os novos veículos, em dezembro de 2010 se encontravam com adesão e alimentando o sistema de classificação de qualidade da Avaliação para Melhoria da Qualidade da Estratégia Saúde da Família (AMQ). Dos 143 municípios, 16 receberam dois veículos por manterem 10 ou mais equipes de saúde da família realizando avaliação da qualidade da atenção básica. Os demais municípios receberam um veículo. A aquisição dos veículos foi feita com recursos do Governo do Estado. O investimento foi de R$ 5.200.999,71 e constitui-se ação estratégica para a Operação Swap II.


Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

0 Comentários: