sexta-feira, 27 de abril de 2012

Energia Eficiente: Programa Ecoelce distribui lâmpadas e geladeiras em Ibaretama.

Por Karpegeanne Vieira

O Programa faz com que centenas de famílias em Ibaretama paguem a conta de energia através da troca de resíduos.

Já pensou em não pagar nada em sua conta de energia e ainda ganhar brindes como lâmpadas e geladeiras novinhas para garantir o baixo consumo de energia em sua casa e ainda preservar o meio ambiente. Com essa metodologia o Programa Ecoelce que já existe a mais de três anos no Ceará e há pelo menos seis meses em Ibaretama, trabalha a conscientização da população para a preservação do meio ambiente.


O Projeto, que desde janeiro de 2007 atende cerca de 220 mil clientes cadastrados para usufruir dos benefícios em todo o estado, conta hoje em Ibaretama com cerca de 500 clientes cadastrados e recolheu em média 6 toneladas de resíduos ao mês, a informação foi confirmada pelo coordenador do projeto na região Antonio Furtado, ele comemora os avanços obtidos pelo programa em Ibaretama.

Durante todo o dia de hoje (27) o Programa irá distribuir para os clientes 7.200 lâmpadas florescentes, uma média de 4 lâmpadas para conta de energia, para o coordenador do Programa de incentivos Armando Carvalho, o trabalho está lento mais espera até o fim do dia distribuir todas as lâmpadas do estoque.

Neste Sábado (28) o Programa irá entregar 80 geladeiras para os clientes participantes do programa Ecoelce, o sorteio já foi realizado previamente e as famílias devem comparecer ao Local da Distribuição na Rua Dr. Nelson de Andrade Sales ao Lado da Praça da Matriz, das 7 ás 10 horas da manhã, para apresentar a documentação e trocar uma geladeira usada por uma totalmente nova.

Cliente Borges e Coordenador
Para o Cliente e cadastrado no Programa Ecolece, Antonio Carlos Borges da Silva (Borges), é uma alegria participar do programa, “nunca ganhei nada de prêmio, hoje, entrego os resíduos, minha está zerada seis meses e ainda tenho mais quatro de saldo” comemora o cliente que ainda recebeu lâmpadas e foi sorteado com uma geladeira.

O Projeto


Para aderir à iniciativa e trocar lixo por bônus na conta de energia, o titular da fatura deve solicitar seu cartão Ecoelce - que conta com um chip onde ficam registrados os dados do cliente - cadastrando-se nos postos de coleta do programa. Com o cartão em mãos, basta o cliente levar o lixo reciclável ao posto de coleta e registrar os bônus para sua próxima conta de energia. O cartão corresponde à Unidade Consumidora para a qual o cliente quer creditar o desconto. Quando o consumidor leva resíduos recicláveis a um posto de coleta, o cartão é passado numa máquina e, via web, o valor é creditado na conta de energia, de acordo com a categoria do resíduo coletado. A próxima fatura já virá com o desconto. Caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.

Em 2008, o Ecoelce foi destacado pela ONU como um dos 10 projetos no mundo que estão ajudando a atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (World Business and Development Awards). Além disso, foi eleito também como um dos mais importantes projetos da América Latina alinhados aos princípios do Pacto Global (United Nations - Global Compact).

Atualmente, 29 postos de coleta do Ecoelce estão em funcionamento, sendo 20 em Fortaleza e Região Metropolitana e 9 no interior do estado.

Resíduos que podem ser reciclados com o projeto:

•    Papel e papelão
•    Garrafas de plástico de refrigerante (garrafas PET)
•    Latas e cerveja e refrigerante
•    Embalagens tipo longa vida
•  Embalagens de vidro (garrafas de cerveja, refrigerantes, copos, vidro de nescafé, aguardente, etc.)
•    Ferros em geral, arames e pregos
•    Plásticos (embalagens de detergente, água sanitária, margarina, copos, etc.)
•    Óleo de cozinha


Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

1 Comentários:

Diário pentecostal disse...

saudações a essa equipe maravilhosa deste blog,fico feliz em saber que posso me manter informado com tudo que acontece na minha terrinha ''Ibaretama''poi nascemos ai ,nossa infância foi neste município na localidade de Pirangi lá no barro vermelho,recordações sempre vem ao meu coração sobre esta região,minha família é toda dai,atualmente estou no município de itapiúna para ser mais preciso no distrito de caio prado, navegando pela internet descobri esse meio de comunicação que muito me alegrou pois agora ficarei informado com noticias atualizadas da nossa Ibaretama,atualmente estamos trabalhando com desenvolvimentos de blogs e sites,inclusive ´nos também temos um ,se quiser nos da uma visitinha será um prazer a sua visita:
http://jornaldiariopentecostal.blogspot.com.br/
passarei agora alguns endereços de blogs que desenvolvemos para sites ,detalhe todos eles são da plataforma blogspot
www.caioprado.com
www.siteg1.com
www.revistaonlinedecaioprado.com.br
www.diarioonlinedecaioprado.com
www.radiocaioprado.com.br
verdadepentecostal.blogspot.com.br

estamos a inteira disposição para servilo naquilo que podemos,para mim será um prazer ajudar um conterrâneo
Nildo Nascimento
Diário pentecostal