quarta-feira, 4 de abril de 2012

Projeto Biomas avança em Ibaretama

O principal objetivo do Projeto Biomas, parceria da Embrapa com a CNA e demais instituições de pesquisa, é a introdução de árvores dentro das propriedades rurais trazendo benefícios sociais
Pesquisadores da Embrapa Florestas e da Embrapa Semiárido percorreram esta semana diferentes áreas da Fazenda Triunfo, no município de Ibaretama, próximo a Quixadá, no Ceará. A fazenda foi escolhida como o local para o desenvolvimento das pesquisas experimentais do Projeto Biomas.

O projeto no Bioma Caatinga já está na segunda fase, pesquisas diagnósticas, durante a qual se procedem estudos de caracterização das potencialidades e fragilidades ambientais, considerando solo vegetação e água. 
Uma equipe com dez especialistas das citadas áreas estão relacionando a distribuição das fitofisionomias em coerência aos diferentes tipos de solo. Os estudos foram efetuados considerando as APPs - Área de Proteção Permanente, a RL- Área de Reserva Legal e as Áreas de Sistemas Produtivos - ASPs.
O principal objetivo do Projeto Biomas, parceria da Embrapa com a CNA e demais instituições de pesquisa, é a introdução de árvores dentro das propriedades rurais trazendo benefícios sociais, econômicos e ambientais. Por isso, o estudo do solo e do tipo de vegetação já existente é fundamental para determinar as espécies que podem ser plantadas nas propriedades considerando as especificidades do ambiente.
Com informações da Assessoria de Imprensa da CNA/Canal do Produtor/Blog do Chico Almir


Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

0 Comentários: