quarta-feira, 11 de abril de 2012

Efeito da seca: Agricultores de Quixeramobim fazem manifestação e pedem socorro


Por Fernando Ivo
Sem chuva no sertão, os homens da lavoura já sentem o efeito da estiagem e produção foi perdida.
Cerca de 650 agricultores do município de Quixeramobim, no Sertão Central cearense, ocuparam o prédio da Prefeitura Municipal. A organização foi do MST – STR – CONTAG –FETRAECE e Pastoral da Terra. Antes de oremos a Paço Municipal, os protestantes fizeram uma concentração em frente à sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em seguida percorreram algumas ruas da cidade até a prefeitura.

Menos de uma hora após a chegada dos manifestantes, o Prefeito Edmilson Junior chegou ao paço municipal e foi até os trabalhadores ao qual pediu para formarem uma comissão onde discutiram as propostas do movimento. A pauta de reivindicação consta 14 itens entre os quais pedem a publicação do decreto de emergência do Município, liberação de 3.000 cestas básicas mensais, liberação do garantia safra, perdão das dividas dos agricultores junto aos bancos, liberação de projetos de energia elétrica, regularização de atendimento médico nos assentamentos, segurança pública para a zona rural.
Uma comissão passou a manhã reunida com o prefeito Edmilson Junior em seu gabinete, o chefe do executivo local conversou com os agricultores e garantiu que tudo que estiver ao alcance do município será feito para minimizar os problemas da seca na região, o prefeito ainda se comprometeu em formar uma comissão juntamente com os agricultores e procurar recursos para os assentamentos e comunidades. “Em nenhum momento a prefeitura ficou longe dos trabalhadores, e nessa época é que devemos nos unir para evitar prejuízos ao homem do campo”, completou o prefeito. 
A reunião contou com a participação dos gerentes das agências do Banco do Nordeste e do Banco do Brasil de Quixeramobim, alem de um representante da Ematerce e vereadores da situação e oposição que também participaram da mesa de negociação juntamente com os agricultores.
Fernando Ivo
Correspondente em Quixeramobim
 O Sertão é Noticia faz parte da rede do portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade
.


Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

0 Comentários: