quinta-feira, 26 de abril de 2012

Feliz dia do município!

Por Getúlio Freitas
Deixa eu te contar como anda minha querida Ibaretama

Acho que perderei alguns amigos do Facebook caso leiam este artigo. Mas, entre mortos e feridos acredito que escapará alguém! Ultimamente tenho observado constantemente postagens compartilhando o anúncio da grande festa do Município onde está sendo anunciado nada mais, nada menos que Solteirões do Forró, Garota Safada e Forro da Curtição, perdoem e me corrijam se errei algum nome. Que bom hein! Deixa eu te contar como anda minha querida Ibaretama. Vou te contar, pois estive ontem lá.


Fiquei surpreso como aquela cidade mudou! Bons turistas podem visitar Ibaretama, a cidade foi beneficiada com placas e está toda sinalizada. Seus destinos, rotas e pontos turísticos não são mais mistérios, me senti  como em uma pequena cidadezinha aos pés dos Alpes suíços.

A economia esta finalmente circulando. Parece que o poder público viu que o dinheiro que seria gasto na cidade e alimentaria a economia do município estava indo para as cidades vizinhas e criou mecanismos de incentivo ao comércio local através de estratégias que atraem o cliente para o mesmo. A câmara municipal devidamente composta se reuniu juntamente com o executivo e formaram um plano econômico para o município desenvolvendo estratégias a nível micro e macro.

Incentivos à agricultura familiar, a produção e geração de emprego e renda anda de “vento em polpa”, todos estão felizes, pois não precisam mais depender de emprego da prefeitura, uma distante realidade que imperou por muitos anos.

Na saúde foi montado um controle interno que acompanha coisas como qualidade no atendimento, estoque (para que não falte medicamentos), pois isso acontecia muito, controle da escala de médicos que agora chegam no horário certo. Conversei com uma paciente ontem e ela me disse que sente até saudade do tempo das filas, pois dava até tempo de por os assuntos em dia com a vizinha quando iam a uma consulta. Hoje, a consulta pode ser marcada por telefone e para quem tem internet pode até marcar pela internet. Isso virou “case” no Sertão Central, o primeiro município a realizar este tipo de melhoria, muitos estão a desistir de seus planos de saúde e sendo atendidos no próprio município.

Neste processo de mudança, a Câmara de Vereadores teve papel crucial, de verdadeiro “vereador”, de fazer veredas e promover o bem estar social. De promover projetos e melhorias para a vida da população, coisa que antes não acontecia. Através de parceria com o executivo conseguiram trazer uma fábrica, concedendo certos tipos de isenção fiscal, pratica já comum no estado, tendo em vista o fim de limitação de recursos naturais, como água, que impediam que empreendimentos deste tipo pudessem se instalar por aquelas bandas.

Querido leitor, sei que é chato ler um texto muito longo, por isso, embora tenha muitas outras melhorias que gostaria de dividir com vocês, finalizo por aqui desejando a todos um feliz dia do município e se divirtam muito, comemorando ao som das bandas anunciadas as conquistas e boa fase de bonança do município. Mostra que com todas estas melhorias e satisfação da população, ficaria faltando algo se não se preocupasse com o lazer.
Abraços amigos, estaremos juntos em breve, boa festa!

Getulio Freitas

Estudante de Administração pela Universidade Federal do Ceará – UFC
Ambientalista, membro atuante da Associação Serrazul de Ibaretama



Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

1 Comentários:

jocelio disse...

Getúlio adorei seu artigo , mas mim corrija se eu estiver errado ,este artigo não estar um pouco e bastante irônico comparar Ibaretama com cidadezinha dos Alpes suíços.