quinta-feira, 20 de maio de 2010

SECA NO SERTÃO: Prefeito de Ibaretama pede ajuda contra seca verde

O Prefeito municipal de Ibaretama Francisco Edson Moraes está em viagem a Brasília desde da ultima segunda-feira, onde participa da 13ª Marcha à Brasilia em Defesa dos Municípios, realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O Evento reúne mais de 4.000 prefeitos dos 5.563 municípios brasileiros. Do Ceará, 61 dos 184 gestores municipais participam da marcha, entre eles o prefeito de Ibaretama.

Edson Moraes (PSB), O governador Cid Gomes (PSB) e demais prefeitos cearenses vão se reunir amanhã, em Brasília, com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, para pedir a antecipação do Seguro Safra de novembro para julho. O grupo cearense ainda pedirá que o governo federal invista em projetos alternativos à agricultura familiar durante a chamada seca verde, período em que chove de modo mal distribuído no Ceará.

Em Ibaretama há uma expectativa muito grande por parte dos agricultores, no município não há perspectiva de produção que possa garantir o sustendo dos mesmos, o município de Ibaretama já sofreu com o desastre natural do Ano de 2009, parte das reservas de água foram arrastadas e a produção comprometida pelas chuvas fortes de maio do ano passado o que deixa cada vez mais agricultores preocupados também com a carência de água para o consumo humano.

"A nossa sorte ainda são os programas sociais do governo federal" disse o agricultor João Freires e completa "se não fosse isso já estávamos em situação muito pior", em Quixeramobim agricultores já manifestaram-se em frente a prefeitura exigindo ajuda do Gestor municipal, em Ibaretama a discussão ainda não é o foco, vereadores do município passaram as ultimas sessões preocupados com problemas internos sem discutir a seca verde. 

Em todo o Ceará são 291 mil agricultores beneficiados pelo Seguro Safra. No caso da perda da produção, o agricultor recebe uma ajuda de custo mensal de até R$ 600. Ao todo, os valores destinados ao programa chegam a R$ 45 milhões, foi o que informou a Secretaria de Agricultura do Estado, sendo a maior parte deles provenientes do governo federal.

Além da antecipação do Seguro Safra, ainda deve ser reivindicado projetos alternativos para a Agricultura Familiar principalmente o fortalecimento dos quintais produtivos e investimentos para a Apicultura e a horticultura para que possam assim suprir os efeitos da chamada Seca Verde.

A assessoria do Prefeito Edson não confirmou a data de retorno do Prefeito à Ibaretama, na proxima semana de 25 a 27 serão realizadas as festividades do municipio que haviam sido adiadas pela administração municipal, durante as festividades os agricultores aguardam que o prefeito anuncie o que foi discutido em Brasília para minimizar os efeitos da seca verde em Ibaretama.

Karpegeanne Vieira
Correspondente da Revista Central

0 Comentários: