segunda-feira, 10 de maio de 2010

Ibaretama comemora 22 anos de história política




O município de Ibaretama no ultimo dia 08 de maio, completou 22 anos de emancipação política, ao longo desses 22 anos de história, a população de Ibaretama pôde experimentar os mais diversos momentos, convém lembrar que nem tudo por aqui são flores, como em todo município nossa política ainda é marcada por escândalos que comprometem a seriedade daqueles que se dizem nossos representantes. Como se não bastasse acontecimentos passados, a população ultimamente tem acompanhado o desenrolar de “lavagem de roupa suja” no legislativo municipal.

Mais vamos falar hoje de uma Ibaretama que merece respeito, nosso município com pouco mais de 13.000.00 (treze mil) habitantes, tem uma população pacata e extremamente pobre como são revelados nos dados do IPECE em pesquisa recente, mais convém dizer que nossa população lutadora jamais perdeu a esperança de lutar por dias melhores, os resultados das ultimas eleições municipais demonstraram por números que a população votante já foi a mais expressiva e maciça existente na história, o que nos leva a crer que a população de Ibaretama precisava de uma mudança de rumo, surgiram novos legisladores e novas lideranças políticas, algumas até não despontaram ainda, mais o que se vê é que a população está de olho em tudo o que acontece no dia-a-dia da política de Ibaretama.

Diante desse cenário temos a esperança que Ibaretama a partir da eleição que deu uma maioria de votos ao atual prefeito municipal Sr. Edson Moraes, tenha a consciência política mais apurada para acompanhar e julgar as ações de A ou B, movido por esse sentimento o povo de Ibaretama tem cobrado trabalho da atual administração. Os desafios são muitos e as dificuldades não somos tolos, sabemos que existe, um dos principais desafios na política de Ibaretama é de tentar romper com correntes retrogradas de uma política de apadrinhamento que ainda existe no município onde muitas vezes inviabiliza o trabalho do gestor municipal.

A população de Ibaretama ainda acredita que a atual conjuntura política em Ibaretama possa contribuir para o desenvolvimento deste sítio, convém dizer à população que Ibaretama não tem muito que comemorar na área de políticas sociais sustentáveis, visto que, os números de pesquisas recentes não são muito agradáveis.

Resta ao atual prefeito municipal desenvolver políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável, acolher as demandas das comunidades com ações de governo que melhorem a vida de nossa população. A sociedade civil organizada precisa urgentemente rever seus conceitos de formação política e começar a cobrar mais trabalho por parte também de organismos da esfera estadual e federal, não só o governo municipal tem responsabilidade para com Ibaretama, mais toda a sociedade civil organizada e todos os organismos têm de ser usados a bom modo para capitação de recursos em prol do desenvolvimento de Ibaretama.

Somadas as forças, Ibaretama poderá sonhar com uma festa de verdade, comemorando sim seu desenvolvimento, sua economia forte, seus funcionários felizes e com salários dignos, e seus gestores tranqüilos sem ter que se preocupar com pouco recurso e um discurso que se usa sempre “o outro deixou ruim, estou tentando ajeitar”.

MOMENTO CÍVICO

Deixando a retórica de lado o município de Ibaretama apesar de estar enlutado pela morte do irmão do prefeito municipal, manteve a agenda cívica alusiva aos 22 anos de história política, O Prefeito municipal Sr. Francisco Edson de Moraes esteve presente juntamente com toda a comitiva de secretários e alguns vereadores em frente ao paço da Prefeitura Municipal de Ibaretama para hasteamento das bandeiras e execução dos hinos oficiais, a banda de musica do município garantiu a execução dos hinos e alegrou o momento de entusiasmo e festa pelos 22 anos de Ibaretama. A população esteve presente em pequeno número. O Prefeito ainda entregou a população de Ibaretama o Pró-Cidadania que em parceria com a Secretaria de Segurança Publica e defesa Social do estado capacitou cidadãos para agir em conjunto com a polícia militar, em defesa dos órgãos públicos que são uns dos principais objetivos. O Programa Pró-Cidadania tem o objetivo de garantir mais segurança para a população de Ibaretama, em sua fala o Prefeito municipal Sr. Francisco Edson de Moraes disse que eles devem agir em defesa da cidadania sem humilhar ninguém, “O próprio nome já diz “Pró-Cidadania em favor do cidadão” afirmou o prefeito.

As 9 hs da manhã o Pároco da cidade Pe. Natal Nunes, celebrou missa em ação de Graças pelos 22 anos de Ibaretama, em seguida o Prefeito fez a entrega da viatura aos agentes do Pró-cidadania.

Karpegeanne Vieira
Correspondente da Revista Central

0 Comentários: