quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Saiba como escolher um plano de banda larga


Tecnologia
Edson Gustavo

Brasil deve chegar aos 15 milhões de conexões rápidas em 2010.

Conheça as alternativas disponíveis e como escolher velocidade.

Cada vez mais comum no Brasil, a internet de alta velocidade já ultrapassa os 13,7 milhões de assinantes no país e deve chegar aos 15 milhões de conexões ainda em 2010, segundo pesquisa da Cisco e IDC. Apesar de oferecer uma grande vantagem -- a de navegar com uma velocidade rápida --, a chamada banda larga exige do internauta algumas informações básicas antes da contratação do plano. Se não souber o tipo de conexão e velocidade que busca, o consumidor pode adquirir um pacote incompatível com a área onde mora, acabar pagando muito por um serviço que usa pouco ou contratar uma conexão que deixa a desejar.

>>> Tecnologia 3G
Essa alternativa é específica para dispositivos móveis. Estima-se que, dos 13,7 milhões de assinantes de banda larga no país, quase 2,7 milhões tenham acesso a essa tecnologia via smartphones, notebooks ou netbooks (computadores ultraportáteis). Essa tecnologia ser disponibilizada em aparelhos com chip 3G ou ser acessada via modem, que se encaixa na porta USB do computador.



Segundo a Vivo, a velocidade desse tipo de conexão chega a 1 Mbps e depende do modelo do aparelho, do modem, das condições do sinal, da rede, da região, do tráfego e da quantidade de conexões simultâneas na mesma antena, podendo não atingir a velocidade esperada. “Caso você esteja em movimento no momento da conexão, poderão ocorrer variações nas taxas de transmissão”, explica o site da empresa.

As operadoras oferecem pacotes com limite de dados (1GB, 500 MB e 50 MB, por exemplo) ou ilimitados para esse tipo de acesso – quanto maior a oferta, mais caro o plano. Para se ter uma ideia que 100 MB de dados podem fazer, a Claro exemplificou a pedido do G1: enviar ou receber 10.240 e-mails; baixar 2.048 imagens; fazer o download de 26 músicas em MP3 de quatro minutos cada; assistir a quatro horas de vídeo streaming ou fazer o download de quatro trailers com cinco minutos cada. Se ultrapassar o limite do pacote de dados, o cliente paga por megabyte excedente (o valor depende do plano).

Por: Edson Gustavo

0 Comentários: