terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Conflito entre blogueiro e jornal da Câmara de Ibicuitinga


A maioria das pessoas pensa que se algo foi publicado na Internet passa ter uso livre. Na verdade, não é bem assim. Segundo a legislação brasileira toda obra que tem uma identificação de autoria está protegida pela lei de Direitos Autorais (Art. 13 da Lei n° 9.610 de 19 de fevereiro de 1998). Esses direitos autorais conferem ao autor da obra os direitos de reprodução e exploração econômica enquanto estiver vivo.

Não tomando conhecimento a editoria do jornal da câmara de Ibicuitinga utilizou em sua uma foto de autoria do editor do ibicidade.com do repórter e fotógrafo, Adriano Silva, para uma matéria duvidosa.

A matéria publicada pelo jornal da câmara, edição deste mês fala de um ônibus do transporte escolar sucateado (foto ao lado publicada pelo jornal da câmara) quando na verdade a foto que foi usada pelo blog Ibicidade.com falava da questão das estradas ruim e o ônibus não estava quebrado e sim atolado.

Vale ressaltar ainda que a foto publicada no jornal da câmara foi editada não mostrando o atoleiro a qual o ônibus havia caído e o mesmo atoleiro pode ser visto na foto original publicada pelo Ibicidade.com.



A foto em questão (ao lado) que foi colocada em uma publicação no dia 24 de junho de 2009 e tinha com o tema da matéria “Ibicuitinga: Alunos enfrentam riscos

para chegarem às escolas". A matéria em questão falava das péssimas situações das estradas devido à forte quadra chuvosa e não que o transporte escolar era de forma precária.

A matéria foi inclusive reproduzida por outros blogs e sites da internet dando, no entanto autoria da imagem para o fotógrafo Adriano Silva, e não distorcendo a informação de forma maldosa como fez a equipe do jornal da câmara.


Na manhã desta Segunda-feira (21) entramos entrou em contato por telefone com o editor do jornal, Vinícius Batista que se justificou dizendo “que não sabia que a imagem tinha autoria, pois o mesmo apenas digitou a palavra “Ibicuitinga” no Google e quando apareceu à imagem usou no jornal”.

Adriano Silva
Correspondente do Site Revista Central em Ibicuitinga

Matéria Autorizada: Revista Central de Quixadá

0 Comentários: