segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Ibaretama posta à margem da globalização pelas empresas de telefonia móvel


 Por Getúlio Freitas
Regional

Internet, sinal de celular, telefone fixo banda larga, Velox, 3G... Estes são serviços que população de Ibaretama pouco conhece, pois só tem acesso somente a alguns. Telefone fixo ainda é inacessível a população de baixa renda. Já temos sinal de internet pela empresa Intertower que passou a prestar o serviço recentemente na sede do município e há alguns meses expandiu o sinal também para a localidade de Piranji. E também pela empresa OI que através de taxa adicional no fixo oferece a tecnologia Velox. Luxo, pois muitos ainda não podem ter um computador pessoal e muito menos custear os custos da telefonia fixa com assinatura mensal de internet.

Mas o problema mais recorrente é a ausência de sinal de celular neste município. Tal fato se faz demasiadamente constrangedor. Configurando-se um retrocesso frente toda a tecnologia, revolução digital e globalização. Quem não tem um telefone fixo em Ibaretama, tem um direito básico drasticamente reduzido.
Há bastante tempo a população escuta comentários sobre a possível liberação de sinal de celular aqui para o município. Pelo menos até o momento nada de concreto. Se há esta idéia, as companhias de telefonia móvel preferem continuar como se Ibaretama não existisse e como se não merecesse tal investimento que traria benefícios, para ambos.

De acordo com o ultimo senso do IBGE nossa população já chega aproximadamente a 11mil habitantes. Tendo como base a população votante que a partir de 16 anos já pode exercer o direito do voto, e tendo como condicionante que atualmente pessoas com menos de 16 anos já possuem celular, chegamos à conclusão que em Ibaretama o numero de pessoas munidas de celular (sem sinal) é maior que a população votante. E este número parece ser irrelevante para as empresas de telefonia móvel.

Dia 30/04/2009 saiu uma reportagem no jornal Diário do Nordeste que afirmava que a partir desta data o sinal da empresa Claro estaria sendo disponibilizado no município de Ibaretama em conjunto com outros municípios. Espero que os outros municípios estejam felizes usufruindo dessa tecnologia que para nós ibaretamenses ainda é estranha.

Em contato com a assessoria de imprensa da Empresa Claro sobre essa noticia, indagamos ainda sobre se havia algum prazo ou previsão de atendimento e sobre possíveis boatos de estarem sendo multados pela Anatel por estar descumprindo o prazo que é citado na reportagem do Diário a mesma afirmou que: “A Claro informa que está empenhada em expandir sua rede GSM no Ceará, trabalhando fortemente para levar sua cobertura aos moradores de Ibaretama. É importante ressaltar que o prazo final que a operadora tem junto a Anatel para cobrir esse município é até abril de 2010. A operadora informa ainda que está em linha com as metas de cobertura do edital da Anatel e, inclusive, superou o número de cidades acordadas para receberem o sinal da Claro no primeiro ano. Atualmente, a Claro possui a maior cobertura GSM no Ceará, estando presente em 128 cidades do estado, o que corresponde a 94% da população urbana coberta”.

O Ibaretamanet estará acompanhando prontamente o caso!

Foto: (imagem meramente ilustrativa - divulgação)

0 Comentários: