sábado, 17 de outubro de 2009

“Rômulo é o prefeito e tem o meu apoio”. Diz Marques em entrevista


O Procurador Geral do Município de Quixadá, José Ilário Gonçalves Marques, foi entrevistado pela primeira vez em uma emissora de rádio da cidade desde quando deixou a chefia maior do município. Ilário Marques cedeu entrevista ao experiente radialista Elton Dantas, do programa jornal Independente na rádio cultura, ao todo foram quase duas horas de muitas perguntas e repostas polêmicas que sugiram ao longo dos últimos meses, o ex-prefeito e atual presidente do partido dos trabalhadores respondeu questionamentos tanto do repórter quanto de ouvintes que ligaram para a emissora.
Logo no início da entrevista, Elton Dantas perguntou ao Procurador sobre como ele via os vários comentários sobre a cidade está sendo administrada por “dois prefeitos”. Sua resposta foi enfática, “é uma forma de desvirtuar e criar um clima desfavorável ao prefeito Rômulo, é coisa da oposição, querer fragilizar essa nova liderança. Rômulo é o prefeito e tem o meu apoio”.
De forma inquietante o radialista não perdeu tempo e foi ao tema que repercute em todo o Ceará, perguntou se havia uma possível “blindagem” ao Secretário do Departamento Municipal de Trânsito, Antonio Almeida Viana, Ilário de forma cautelosa “sigo a mesma linha de raciocínio, querem colocar os problemas do trânsito e apontar um culpado para o fato, estão fazendo muita política em cima do fato, Almeida foi flagrado numa boa ação para tentar melhorar o trânsito de Quixadá”.
Nesse momento um ouvinte de nome “Paulinho” sugeriu que fosse realizada uma audiência em praça pública para se discutir o caso, em outra participação, um ouvinte que não se identificou, teceu duras críticas ao ex-prefeito se dizendo perplexo com tal declaração de Ilário de sair em defesa de Viana, o ouvinte continuou e disse que Ilário exerce grande influência na administração atual e que Marques na verdade é o prefeito de fato, argumentou o ouvinte.
Em resposta, Ilário Marques, agradeceu o comentário do ouvinte dizendo que ele tinha saudades de sua gestão e que os ranços eleitorais do último pleito ainda não havia passado, “o flagrante do Almeida pelo que ouvi num site de notícia foi em querer melhorar o trânsito da cidade que é muito ruim, admito que mesmo na minha gestão atribuo como ponto negativo, a população de Quixadá está mal acostumada a cultura de educação no trânsito”.
Em relação à meta de multas atribuídas por Viana, Ilário afirmou que no áudio gravado por um dos agentes, ouviu o estabelecimento da meta, mas que Almeida em nenhum momento determinou que fossem aplicadas multas fabricadas e que na conversa com os agentes seu objetivo principal era o de melhorar o trânsito e sua estrutura de trabalho.
Outros temas vieram ao debate como a derrota atribuída pela oposição a Ilário na presidência do partido, Ilário refutou essa afirmação que não fora derrotado na eleição regional do PT, segundo seu pensamento foi um jogo que no final teve um entendimento para escolha de candidato único e que Luizianne Lins é companheira e não adversário da corrente.
Quando a pergunta foi sobre o governador Cid Ferreira Gomes e o rompimento com o governo, Ilário disse que não concorda com alguns pontos do modelo de governar o Ceará de Cid Gomes, faz críticas construtivas para melhorias dos avanços sociais no estado. Deixou claro que o seu posicionamento visa defender uma ideologia do partido, ressaltou pontos importantes no governo, mas tem faltado com atenção para alguns setores como a agricultura familiar.
Indagado sobre uma possível candidatura do vereador Kleber Júnior, irmão do prefeito, disse que Rômulo deixou bem claro que Rachel Marques é a sua candidata. Ilário confirmou que será candidato a deputado federal, mas seu nome está disponível para o senado ou mesmo para ser candidato a governador.
No termino da entrevista, uma ouvinte disse que Ilário foi uma estrela que Deus colocou em Quixadá. Nas considerações finais, Marques pediu paciência ao povo de Quixadá ao prefeito Rômulo, disse que muitos investimentos virão para Quixadá que favorecerão a população, citou que além da adutora anunciada pelo governo da ordem de 24 milhões, outros empreendimentos chegarão a cidade como um hotel resort com investimentos de 10 milhões, um loteamento 3 milhões, uma fábrica de 6 milhões e a Petrobrás que anuncia investimento de 50 milhões na ampliação da Usina de Biodiesel de Quixadá.



Fabio de Oliveira
Materia Autorizada: Revista Central de Quixadá

0 Comentários: