terça-feira, 6 de outubro de 2009

Secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, Camilo Santana, participou de Audiência Pública na Câmara Municipal de Ibaretama


Neste ultimo dia 02 de outubro na Câmara Municipal de Ibaretama, realizou-se Audiência Pública para tratar dos problemas do homem do campo no município de Ibaretama. A Sessão de Audiência foi realizada no próprio prédio do Legislativo com sede na rua principal de Ibaretama, destaque para a presença da maioria dos vereadores de Ibaretama, somente não estava presente o primeiro secretario, Vereador Daniel Souza Lopes (PCdoB).

Pela primeira vez na história de Ibaretama contamos com a presença de um secretário de estado, o Sr. Camilo Santana, Secretário de Desenvolvimento Agrário – SDA, no plenário da Câmara Municipal. A Audiência foi uma solicitação do Presidente da Casa João Vieira Picanço (PSB). Percebeu-se uma grande participação da população de Ibaretama, principalmente de presidentes de associações do município, que puderam expor sua opinião para o secretário frente aos problemas enfrentados pelo homem do campo.

A população cobrou do Sr. Camilo Santana ações de reparação dos açudes que foram arrombados pelas chuvas neste ano de 2009, a preocupação é motivada pela aproximação da quadra invernosa de 2010, segundo os agricultores se não forem reparados esses açudes a população corre o grande risco de ficar sem água no próximo ano para o consumo humano e de animais.

O município de Ibaretama foi um dos mais afetados pelas chuvas deste ano, segundo o Secretário Camilo Santana o Governo vai recuperar todos os açudes de ordem Federal e Estadual, sendo que os demais será estudado a possibilidade de ajuda.

O secretário fez uma breve explanação de todo o projeto do Governo do Estado para a área rural, seja na área de financiamento ou apoio técnico, segundo o secretário o Governo do Estado tem negociado com a união convênios para o crédito agrário e ressalta que o Governo está entrando com 50% na maioria dos acordos fechados com a união.

O Presidente da Câmara de Ibaretama Vereador João Vieira Picanço, ressaltou importância da participação da população de Ibaretama na Audiência Pública e agradeceu pela presença do Secretário, no entanto, ressaltou a tristeza por não estarem presentes o Prefeito e o Secretário de Agricultura de Ibaretama, segundo Picanço usando plenário um “secretário de estado merece respeito”.


Camilo Santana fala com exclusividade para nossa equipe: “é um prazer enorme participar de uma Audiência Pública aqui em Ibaretama, o Governo tem que está junto do povo, aceitei o convite do presidente Picanço pois na minha concepção o povo merece saber das ações do estado”.
“... fiquei muito feliz com a participação do povo, são sempre bons esses momentos, vou levando muitas reivindicações, claro que não podemos ser irresponsáveis e prometer fazer tudo, mas vamos olhar Ibaretama com bons olhos e fazer aquilo que está ao nosso alcance”.

Já o Presidente da Câmara João Vieira Picanço disse: “estou feliz por Ibaretama, não é todo dia que se recebe um secretário de estado, o Camilo me alegrou muito, garantindo a aprovação de algumas reivindicações deixadas pelo povo. Ao mesmo tempo fico triste com a Política de Ibaretama que mistura as coisas, graças a Deus saiu tudo bem e considero muito proveitoso esse momento”.

Quando pergunto se ele pretende continuar na política, responde: “Na verdade eu não quero mais. Me decepcionei muito com algumas pessoas”. Pergunto quem? “Prefiro não falar nomes para não causar constrangimentos, eu estou impedido de fazer aquilo que mais gosto que é advogar, por isso, pretendo não me candidatar mais a vereador”. Sobre a presidência da Câmara Picanço disse que o voto dele sairá caro, não em dinheiro, mas, em avaliação. Disse que não será mais o candidato a Presidente da Casa e que vai votar somente naquele que tiver realmente a competência de administrar a Câmara.

Sobre a ausência do Prefeito e do Secretário de Agricultura de Ibaretama, Picanço disse só ter a lamentar por eles. “Eu lamento, não é assim que se faz política, eu não sei porque não vieram, eu convidei pessoalmente os dois”.

Sobre a atual administração, Picanço disse: “não vou falar nada agora prefiro esperar. Dizem alguns que é pouco tempo para dar uma nota. Eu também acho! Por isso, vamos aguardar! Ao final do mandato eu falo”.

0 Comentários: