sexta-feira, 23 de outubro de 2009

HQ com sexo e palavrão é material de apoio em escola de Vila Velha


Uma escola da rede municipal de ensino de Vila Velha (ES) emprestou um livro de história em quadrinhos com cenas de sexo e palavrões como material de apoio para um aluno de 12 anos. O Ministério da Educação (MEC) informou que a obra é inapropriada para estudantes dessa faixa etária por destinada ao ensino médio.

O estudante havia recebido a tarefa de fazer uma redação e procurou a biblioteca da escola de ensino fundamental onde estuda, a Leonel de Moura Brizola, no bairro Santa Rita. Quando chegou em casa, mostrou a publicação para a mãe, que ficou perplexa.

“Comecei a folhear e achei um absurdo ter dentro de uma escola um livro como esse. Estou constrangida e com vergonha que meu filho tenha visto estas imagens", disse a mãe, que pediu para não ser identificada. O HQ trazia cenas de sexo, violência e embriaguez. Também utilizava de linguagem pesada e grosseira e cheia de palavrões.

"O nome do jogo" é uma graphic novel (nome dado aos quadrinhos com histórias mais longas e temática, em geral, adulta) assinada por Will Eisner. O autor norte-americano é considerado um dos grandes mestres da HQ no mundo, responsável por inovar a linguagem e o conteúdo dos populares gibis, abordando assuntos mais humanos, em especial a vida dos imigrantes e o surgimento dos cortiços na Nova York do início do século XX.

De ascendência judia, publicou diversos quadrinhos que retratavam a vida dos judeus daquela metrópole, dentre os quais "O nome do jogo" (2003), em que acompanha três gerações de famílias de judias, lançando um olhar crítico sobre as relações de poder e privilégio obtidos através de conflitos do casamento. A obra não é recomendada para crianças, mas está longe de ser considerada erótica ou pornográfica.

Eisner é ainda o criador de "Spirit", série policial em quadrinhos, que é também lembrada como um marco no gênero. Morto em 2005, o autor empresta seu nome ao Eisners Award, prêmio que é considerado o Oscar das HQs norte-americanas, entregue todo ano na San Diego Comic-Con.

Exemplares recolhidos
A diretora da escola foi procurada, mas disse que não conhecia o fato porque não havia sido comunicada pela família. Porém, ela confirmou que todas as publicações da biblioteca são aprovadas pelo MEC.

A Secretaria de Educação de Vila Velha informou que foi determinada a retirada de todos os exemplares do HQ da rede municipal, que serão devolvidos ao ministério.
 
Fonte: G1 da Globo
Imagens: Divulgação TV Gazeta

0 Comentários: