quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Ibaretama realizou etapa municipal da 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil



O município de Ibaretama realizou nesta quarta-feira (13/01), a etapa municipal da 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil que acontecerá em Brasília nos dias 23,24 e 25 de março de 2010.

A etapa Municipal foi convocada pelo Secretário de Agricultura de Ibaretama Sr. Carlos Bezerra Filho, que atualmente é presidente da Comissão Municipal de Defesa Civil de Ibaretama.

O município de Ibaretama sofreu muito com os desastres naturais do ano de 2009, o município teve a maior parte de açudes de pequeno porte e malha viária danificada com o rigor do inverno. Para Carlos Bezerra é muito importante fortalecer as medidas de prevenção que o município deve adotar nos anos seguintes para que se consiga minimizar os efeitos de possíveis tragédias naturais.

Entre os objetivos da 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária estão: a realização e análise das ações do Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec), previstas no Decreto no 5.376, de 17 de fevereiro de 2005; a definição das diretrizes para a reorganização do Sindec e das ações de defesa civil, com ênfase nos princípios da prevenção e assistência humanitárias como políticas de Estado para a garantia do desenvolvimento social.


Segundo o Major Naum Maurício do Corpo de Bombeiros e Coordenador da Defesa Civil do Sertão Central, durante a Conferência, serão determinadas as diretrizes que possibilitem o fortalecimento da participação social no planejamento, gestão e operacionalização do Sindec.

A etapa municipal da Conferência Nacional de Defesa Civil teve a participação em Ibaretama de muitos representantes das comunidades, presidentes de associações, líderes comunitários, representantes de secretarias municipais como saúde, ação social e agricultura, que juntos fortaleceram o debate para traçar diretrizes de prevenção em Ibaretama.

Para o Major Maurício o acompanhamento feito pela comissão de defesa civil de Ibaretama no ano de 2009 frente ao caos causado pelas chuvas foi eficaz “Eu fui testemunha, o município de Ibaretama foi bastante afetado, mais foi dado toda a assistência por parte do município através do prefeito Sr. Edson Moraes e do coordenador da Defesa Civil do município Sr. Carlos Bezerra”. E parabeniza o trabalho da comissão municipal “A defesa civil local trabalhou muito bem na questão da prevenção do Açude Torrões, se não tivesse tido uma ação imediata, de fazer a prevenção de colocar lonas de plástico o açude teria arrombado. Com certeza teríamos tido um grande desastre, pois, o açude é de médio porte, a Defesa Civil local e a coordenadoria Estadual de Defesa Civil trabalharam muito bem nesta ação preventiva”. E completa “A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil prestou grande assistência doando cestas básicas, donativos e outros recursos para ajudar o município de Ibaretama”.

Ainda segundo o Major Naum Maurício, a 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil – Etapa Municipal teve em sua opinião, uma boa participação em Ibaretama, para ele a participação de secretarias, associações, segmentos diversos da sociedade é de suma importância para o bom desenvolvimento das atividades, mais o que registrou com mais veemência foi à participação dos Agentes de Saúde que são para o Major maiores conhecedores de todo o município.

No final da conferência foram escolhidos alguns delegados para etapa estadual da 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária.

0 Comentários: