sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Aeronaves brasileiras não conseguem chegar ao Haiti, diz FAB



Apesar de toda a agilidade da Força Aérea Brasileira (FAB) em levar assistência às vítimas do terremoto que devastou o Haiti na terça-feira (12), a precariedade do controle aéreo da capital Porto Príncipe impede que os aviões enviados pelo governo aterrissem em território haitiano. Dados do comando da FAB em Brasília mostram que apenas três das oito aeronaves brasileiras enviadas ao centro da catástrofe conseguiram pousar.

Mais cedo, o ministro das Relações Exteriores brasileiro, chanceler Celso Amorim, telefonou para a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, para reclamar de problemas no tráfego aéreo do Haiti, administrado pelos Estados Unidos.

O Haiti sofre com uma das piores catástrofes de sua história. Estimativas da Agência da Organização das Nações Unidas calculam entre 50 e 100 mil as mortes provocadas pelo terremoto de intensidade 7.

O primeiro avião a chegar ao Haiti na quarta-feira (13) foi o C 130 Hércules, que levou 13 toneladas de água e alimentos.

O segundo foi o Embraer 190 que levou o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e trouxe o corpo da fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, ao Brasil já na madrugada desta sexta-feira (13).

O terceiro e último a ter conseguido chegar a Porto Príncipe foi o KC 137 – similar ao Hércules – que pousou no país na quinta-feira (14) carregado com suprimentos médicos, água e um grupo de cinco médicos e 54 bombeiros. Essa aeronave retornou ao país com os 16 militares brasileiros feridos no tremor.

A FAB relata que três aviões C 130 Hércules carregados com hospital de campanha, suprimentos médicos e cerca de 50 militares do serviço de saúde ainda aguardam autorização no Aeroporto de Santo Domingo, capital da República Dominicana, para pousar no Haiti.


Em Boa Vista (RR), outro C 130 aguarda desde as 10h desta sexta a autorização para começar a viagem até o Haiti. Esse avião está carregado de suprimentos hospitalares para as equipes médicas brasileiras.


Mais cedo, a FAB enviou ao Haiti o último C 130 Hércules com 15 toneladas de alimentos, água e equipamentos para a construção de uma rede de comunicação via satélite na capital do país, Porto Príncipe. Neste momento, a aeronave está em vôo até Boa Vista onde também permanecerá à espera de autorização para viajar.



Fonte: G1 da Globo

0 Comentários: