domingo, 10 de janeiro de 2010

2010 será de muitas chuvas, afirmam a maioria dos profetas populares


Jota Quest reúne 15 mil pessoas em Quixeramobim Confira www.revistacentral.com.breles não têm formação acadêmica, muitos deles são “analfabetos” e poucos foram à escola, mas o conhecimento empírico dos agricultores tem ganhado espaço na observação de muitos estudiosos brasileiros, o talento de 30 homens oriundos dos sertões de Quixadá e cidades vizinhas tem atraídos inúmeras pessoas para o encontro que é realizado toda segunda semana do mês de janeiro de cada ano. Ontem(09) as margens do histórico eProfestas_popular_chuvas_2010_7centenário Açude Cedro, eles demonstraram mais uma vez as suas previsões sobre a quadra invernosa no Ceará.
O 14º encontro de profetas populares como é chamado atraiu várias emissoras de televisão como a TV Verdes Mares que é a afiliada a rede Globo, TV Jangadeiro afiliada do SBT, Rede TV e TV O Povo, TV Ceará, TV Diário e vários sites de noticias fizeram a cobertura do evento.
Ao todo aproximadamente 300 pessoas participaram do encontro e a conclusão é que há muitasProfestas_popular_chuvas_2010_3divergências de opiniões entre os profetas e que a grande maioria prevêem muitas chuvas para 2010, dos trinta participantes apenas três disseram que este ano as chuvas serão abaixo do estimado pelas previsões cientificas, como é o caso de Severino, as suas analises são concluídas a partir dos peixes, se estiverem com muitas ovas é sinal de bom inverno se não o inverno será fraco, e segundo ele, este ano os peixes estão com poucas ovas, com isso em 2010 será de poucas chuvas. Quem também acha que o inverno será Profestas_popular_chuvas_2010_4fraco é o profeta Chico Leite, “o inverno será fraco nos dois primeiros meses, mas na última semana de abril será normal”. Já no lado dos positivistas está o experiente Chico Mariano, “Vai ser um inverno muito bom e vai ter muitas chuvas”, o profeta arrisca um palpite que o açude Cedro só irá sangrar em15 anos, Mas disse que o Cedro vai tomar muita água. O profeta que está mais confiante é Paulo Costa, ele não esconde o medo de muitas águas no estado, “estou assustado” foi assim que ele iniciou a Profestas_popular_chuvas_2010_5sua apresentação. Segundo Costa as suas previsões são baseadas após muitas analises no solo, ressalta que ouve uma mudança na terra ocorrência do efeito estufa. “o inverno vai ser o dobro de 2009, em 2010, ninguém vai usar carro-pipa. O profeta se mostrou com medo de possíveis enchentes e garante que vai chover até julho.
O resultado de tudo isso é que a cada ano o evento ganha mais repercussão nacional e tem levado o nome de Quixadá aos grandes meios deProfestas_popular_chuvas_2010_6comunicação, mostrando que é possível preservar a cultura daqueles que não tiveram acesso ao mundo tecnológico.
No evento estiveram presentes várias autoridades municipais de Quixadá, dentre eles o vice-prefeito de Quixadá, Airton Buriti, na sua fala tem o evento como a preservação de uma cultura, “é mais do que um encontro, é uma cultura. Discutir essa questão é muito importante, pois, preserva a cultura de um povo”. A deputada Rachel Marques marcou presença representado a assembléia legislativa, para ela todo conhecimento deve ser respeitado, “é o saberProfestas_popular_chuvas_2010_9popular que não se contrapõe ao saber cientifico, mas levam em conta as nossas tradições”. A presidenta da Câmara Municipal, Edi Leal, disse que o evento a cada ano tem ganhado o seu espaço no calendário, “este evento não pode perder a característica e tem que ser sempre assim”.  O Secretario Estadual Agrário, Antonio Amorim, se mostrou confiante nas analises dos profetas, “essa leitura só eles sabem a letra, é um estudo de casa mais relevante e que Profestas_popular_chuvas_2010_10os sabedores científicos jamais saberão”. Quem tambémesteve presente foi o ex-prefeito e atual procurador do município Ilário Maques, ele até fez uma analise, e em seguida disse “é um pouco da ciência popular, podemos voltar e ver as manifestações que o homem tem conduzido e as previsões destes homens têm que ser levado em consideração. Tudo que temos hoje foi graças à natureza, seja física ou biológica. A Poucos dias os chefes de mais de 200Profestas_popular_chuvas_2010_11representantes de países, discutiram a questão do meio ambiente e não chegaram a um acordo.  Lá estavam cientistas formados”.
O site Revista Centraldetalhou as previsões de alguns profetas das chuvas para o ano de 2010.
Luiz Gonzaga – disse queerrou nas suas previsões no ano de 2009, suas analises são feitas e anotadas em um caderno e foram baseadas em estudos dos fenômenos naturais. AProfestas_popular_chuvas_2010_12previsão para 2010 é que até o dia 21 de março será de poucas chuvas, mas após essa data a quadra invernosa será normal.
Renato do Pau-d’arco – Falou que as chuvas serão fracas até março e que o “inverno” será regular.
Renato Abidon – Tem previsão baseada na caatinga e disse que em 2010 tudo indica que será de uma quadra curta.
Chico Mariano –  Vai ser um inverno muito bom e vai ter muitas chuvas, o profeta arrisca um palpite que o açude Cedro só irá sangrar dentre 15 anos. Mas disse que o Cedro vai tomar muita água.
Erasmo Carlos - As suas previsões são baseadas nos bagaços dos formigueiros, contou que usa 97 formas para chegar ao resultado final da sua previsão. “O inverno vai ser bom a partir do dia 25 de março com muitas chuvas”.
Chico Leiteiro –  As suas analises são baseadas na lua cheia, disse que a partir do dia 25 de janeiro vai iniciar a quadra de chuvas, aconselha os agricultores que plantem, pois não irão perder a safra. “Algumas partes (estado) vão ter inundações”
Paroara – Disse que em 2009 foi o ano do sol e que em 2010 e o ano de Vênus, segundo ele as chuvas vão iniciar cedo, disse “a partir do dia 8 de março São Pedro vai abrir o chuveiro”.
Zé Edival –Prefeito de Itatira – Garante que o inverno já começou, segundo ele, quem estiver com vontade de plantar pode confiar em Deus, pois não vai perder.”
Jacaré –  Disse que não se sente profeta e sim pesquisador da natureza, ele garante que as chuvas normais só iniciarão em março. Será um ano de plantar e não de muitas enchentes.
Paulo Costa –  “Estou assustado” foi assim que ele iniciou a sua apresentação. Segundo Costa as suas previsões são baseadas após muitas analises no solo, ressalta que ouve uma mudança na terra ocorrência do efeito estufa. “o inverno vai ser o dobro de 2009, em 2010, ninguém vai usar carro-pipa. O profeta se mostrou com medo de possíveis enchentes e garante que vai chover até julho.
Maria Lurdinha Leite Lemos - Disse que o inverno será muito bom e vai ter muitas chuvas fortes, segundo a única mulher que participa das previsões suas convicções são retiradas de Santa Luzia.
Chico Leite –  O inverno será fraco nos dois primeiro meses, mas na última semana de abril será normal. Ele acredita que em 2010 o inverno será fraco.
Antonio Lima –  “O Açude Cedro vai ficar perto de sangrar”, segundo ele a conclusão da sua previsão foi baseada em mais de 200 experiências.
Severino – As suas analises são concluídas nos peixes, se estiverem com muitas ovas é sinal de bom inverno se não o inverno será fraco. E segundo ele este ano os peixes estão com poucas ovas, com isso em 2010 será  de poucas chuvas.
Antonio Menezes –  Disse que o inverno não vai ser bom porque vai ter muitas chuvas.
XIV Encontro de Profetas Populares da Chuva é organizado pelo Instituto de Pesquisas, Violas e Poesia Cultural.
Fonte: Revista Central de Quixadá

0 Comentários: