quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Novos Agentes de Leitura são selecionados em 24 municípios do Ceará

Financiado com recursos do Fundo de Combate À Pobreza (Fecop), o projeto democratiza o acesso ao livro e à leitura, formando e estimulando novos leitores no Ceará.


A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) realiza até o dia 22 em 24 municípios o processo seletivo para a contratação de 137 agentes de leitura e 22 agentes articuladores, como prescreve o edital. Cada município do interior atendido possui 10 Agentes de Leitura e um agente articulador (uma espécie de monitor dos demais colegas). O projeto Agentes de Leitura do Governo do Estado do Ceará é referência nas políticas públicas de incentivo ao livro e está sendo implantado em diversas cidades do país, espelhando-se na metodologia do Ceará. Financiado com recursos do Fundo de Combate À Pobreza (Fecop), o projeto democratiza o acesso ao livro e à leitura, formando e estimulando novos leitores no Ceará.


Após o resultado da seletiva, de 30 de novembro a 12 de dezembro, os novos Agentes de Leitura do Ceará receberão capacitação de nível básico e os agentes veteranos (que já trabalham no interior do Ceará) terão formação continuada na área de letramento, leitura e escrita. Os cursos acontecem nos municípios que integram o projeto, localizados nas regiões do Cariri, Maciço de Baturité, Centro Sul e Vale do Salgado, Sertão Central, Litoral Oeste, Inhamuns, Vale do Jaguaribe, Vale do Acaraú/Ibiapaba. Um grupo de professores da área de Biblioteconomia e da área de Letras (Literatura e Lingüística) com títulos comprovados de Mestre, Doutor e pós-doutores foram contratados para trabalhar nesta capacitação.


Em Fortaleza

No mês de outubro de 2009, os novos Agentes de Leitura da Capital foram selecionados e receberam curso de 30h/a em formação básica em Dinamização de Acervos e Sensibilização à Leitura, nas salas das Casas de Cultura Francesa da UFC. Em outro momento, receberão curso de formação continuada para completar 80 h/a. Os agentes que já trabalham em 10 bairros da capital também receberam capacitação continuada de 80 h/a. A lista dos selecionados está disponível no site www.secult.ce.gov.br


Durante o período de 14 a 17 de dezembro acontece a capacitação de Agentes Articuladores para discutirem e conhecerem a respeito de políticas públicas de livro, leitura e biblioteca, no Hotel Plaza (Fortaleza). Nos dias 18 e 19 de dezembro de 2009, acontece o III Encontro de Agentes de Leitura do Ceará com a presença de todos os 360 Agentes de Leitura em Fortaleza.


O programa

Ao todo, 360 Agentes de Leitura do Ceará atuarão no Ceará no próximo ano com como mediadores de leitura. O projeto Agentes de Leitura do Ceara é gerenciado pela Coordenação de Políticas de Livro da Secult-CE, sob coordenação da professora Karine David.


Em Fortaleza os bairros atendidos são: Curió, Dunas, Pedras, Siqueira, Genibaú, Bom Jardim, Mondubim, Moura Brasil, Jangurussu e Vicente Pinzón. No Interior, os municípios de Assaré, Jardim, Salitre e Nova Olinda (Região do Cariri); Capistrano, Ocara, Mulungu e Itapiúna (Maciço de Baturité); Saboeiro, Lavras da Mangabeira, Catarina e Cariús (Centro Sul/Vale do Salgado); Pedra Branca, Choró, Itatira e Ibaretama (Sertão Central); Tejuçuoca, Apuiarés, Jijoca de Jericoacoara e Amontada (Litoral Oeste); Arneiroz, Aiuaba, Novo Oriente e Ararendá (Inhamuns); Meruoca, Alcântaras, Reriutaba e Mucambo (Vale do Acaraú/Ibiapaba); Ererê e Potiretama (Vale do Jaguaribe) estão no raio de atuação do programa.


Cada agente selecionado e capacitado vai receber a cada mês uma bolsa complementar de renda no valor de R$ 354,80 durante um ano, tempo de vigência do projeto, além de uma bicicleta, uma mochila e um acervo de livros para realizar os atendimentos domiciliares a famílias com empréstimos de livros, rodas de leitura e contação de histórias junto às famílias de suas comunidades.

Fonte: AVOL 

0 Comentários: