domingo, 15 de novembro de 2009

MUNICÍPIO DE IBARETAMA REALIZA DIA “D” CONTRA AS DROGAS

Variedades
por Karpegeanne Vieira




Neste dia 12/09 foi dado em Ibaretama o pontapé inicial de combate às drogas. A iniciativa do Ministério Público Local através do promotor de justiça Dr. Nelson Gesteira, foi amplamente apoiada pelos parceiros. O evento foi uma realização da Secretaria Municipal de Ação Social de Ibaretama, Secretaria Municipal da Educação e Cultura em parceria com a Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora, Conselho Tutelar, Polícias Militar e Civil, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – COMDICA e entidades de bases.

O Evento visava lançar uma campanha com os demais parceiros e marcar espaço no município para combate e prevenção das drogas. Atualmente no município de Ibaretama já é visível entre os adolescentes um grande avanço das drogas. O atual Conselho Tutelar têm se empenhado no combate e prevenção o que foi detectado que ainda não é suficiente, seria necessário um trabalho mais amplo. As escolas do município também participaram do evento apoiando a iniciativa, esteve presente diretores e professores além de alunos de todo o município. Realizado na Escola Estadual Cônego Luiz Braga Rocha o evento contou com a presença do Palestrante Dr. Osmar Diógenes, Psicólogo do Instituto Volta Vida de Fortaleza-CE, no lançamento da campanha de combate as drogas estiveram presentes autoridades municipais e estaduais, destaque para a presença do Deputado Estadual Fernando Hugo que se pronunciou na abertura do evento juntamente com outras autoridades. “falarei direto e sem frescura” disse o deputado e continuou “Vocês aqui presentes têm que conhecer o que a maldita da droga faz, eu mesmo já fui vitima dela” fala o deputado referindo-se a medicamentos que tomava na adolescência e que quase o deixou dependente. “Xô Capeta, a droga é o capeta e jamais deveria ter saído do inferno” concluiu o deputado que ainda deu um depoimento sobre um jovem drogado.

O Dr. Osmar Diógenes, palestrou para o publico adolescente e logo em seguida cedeu à palavra para pacientes em tratamento do Instituto Volta Vida que o acompanhavam. Nadyla Martins, 30 anos começou a usar drogas com 27 anos, em depoimento a jovem disse que vendeu tudo quanto os pais tinham em casa até que um dia percebeu que precisava de ajuda, iniciou um tratamento de 9 meses no Instituto Volta Vida e hoje segundo ela está limpa a um ano e seis meses. O adolescente R. M. 16 anos também expôs seu problema, ele está limpo há 122 dias, começou a ser usuário de drogas aos 15 anos, a história é semelhante, no entanto, com alguns acréscimos, segundo o jovem teve que prostituir-se para continuar a alimentar o seu vicio. “Graças a Deus e ao Instituto Volta Vida estou aqui hoje contando esta história para vocês” disse R. M. para o publico presente. Augusto César, 30 anos, está em tratamento há 06 anos e meio e hoje faz faculdade de Psicologia na Unifor, onde segundo Dr. Osmar Diógenes é um dos melhores alunos da turma do quarto semestre. Atualmente o jovem formando é coordenador de tratamento do Instituto Volta Vida, exemplo claro de que ainda se pode dar a volta por cima.


Outras ações deste tipo estão sendo planejadas pelo Ministério Publico e os parceiros, a Secretária de Ação Social Sra. Helena de Castro emocionou-se ao presenciar o depoimento de R. M. de 16 anos, em seu discurso a Primeira Dama e também secretária da Ação Social de Ibaretama destacou a importância do Evento e disse que os nossos jovens precisam de mais ações deste tipo. Percebeu-se que Helena de Castro permaneceu todo o evento emocionada, já o Prefeito Municipal Sr. Edson Morais em Seu pronunciamento falou pouco, mais disse que qualquer ação para o bem da população será apoiada por ele. “nossos jovens não podem entrar nessa onda das drogas” disse o prefeito municipal.

INSTITUTO VOLTA VIDA

O Instituto Volta Vida é uma instituição voltada para o tratamento do alcoolismo e dependência química (Adicção). Fundado em 1º de março de 1999, é localizado numa área de 15.000m², no coração da Lagoa redonda. Conta com 55 apartamentos, 3 piscinas, 3 campos esportivos, academia de ginástica, refeitório, salas de reuniões, consultórios, enfermaria, capela, oficina de arte terapia e salões de jogos. Amplo espaço, arborizado e saudável.

Mais informações:
Instituto Volta Vida – Lagoa Redonda/Fortaleza-CE
(85) 3476 1988

Secretaria da Ação Social de Ibaretama
(88) 3439 1055

0 Comentários: